Programa UniversIDADE se integra à ação global e realiza “Dia do Desafio” na próxima quarta-feira

Texto: Fernando José Barbosa | Revisão: Felipe dos Santos | Fotos: Arquivo Programa UniversIDADE

A próxima quarta-feira será de intensa movimentação esportiva para o público 50+ da Unicamp e da região de Campinas. O Programa UniversIDADE, junto ao Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Educação Física (PET/FEF), promoverá uma manhã de atividades esportivas no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU). Entre outras atividades, o público poderá participar de brincadeiras e jogos promovidos pelo grupo Eco Brinquedoteca, vôlei adaptado e ioga. O evento tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) e terá início às 9 horas. A participação é gratuita e aberta a toda a população.

Para a coordenação do UniversIDADE, essa ação vem reafirmar a importância da prática regular de esportes e atividades físicas, com o desafio de reunir o maior número de pessoas para conscientizá-las. A coordenadora do programa, Alice Helena De Danielli (a “Leninha”) comenta que essa atividade complementa uma série de outras programações realizadas durante o ano. “ O Programa UniversIDADE, além das atividades oferecidas semestralmente e do Dia do Desafio, promove em outubro a Semana da Pessoa Idosa, com seminário, caminhada, feira de alunos empreendedores, exposições e apresentações artísticas e culturais”, disse ela.

Dia do Desafio realizado em 2024.

O Challenge Day (“Dia do Desafio”, em tradução), foi criado no início da década de 1980, no Canadá. Porém, com tempo, o espírito da data foi consolidado e espalhou-se por todo o mundo, contando atualmente com o apoio da International Sport and Culture Association (ISCA) e com a organização da The Association for Sport for All (TAFISA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 

De acordo com o site da organização, na edição de 2025, foi reforçado o compromisso com o Plano de Ação Global sobre Atividade Física (GAPPA) 2018-2030, da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentado em quatro pilares: sociedades, ambientes, sistemas e pessoas mais ativas. Trata-se de iniciativa global que também inspira o manifesto “5% mais ativos” dos municípios paulistas, que convida seus prefeitos a criarem medidas que ajudem a reduzir a taxa de inatividade física durante seus mandatos. 

Dia do Desafio realizado em 2024.

No Brasil o movimento ganhou adesão em 1995 e, a partir de 2015, passou a integrar o Programa Move Brasil como mais uma ferramenta de incentivo à prática de atividades físicas e esportes em todo o país, tornando-se projeto de lei (n. 13.645), a partir de 2018. 

Este ano o evento tem o lema “30 anos do movimento”. Mais informações sobre o programa UniversIDADE no site: https://www.proec.unicamp.br/programa-universidade/ 

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br