SurFEF chega à terceira edição com apoio da ProEEC 

Texto: Ana Ornelas | Foto: Vitória Borges

A terceira edição do SurFEF, iniciativa da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, foi realizada no dia 1º de novembro, com apoio da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC). O projeto, coordenado pela professora Mariana Pimentel Gomes, tem como propósito promover inclusão, convivência e socialização de pessoas com deficiência por meio do surf.

Para Mariana, o projeto representa a ocupação de espaços e o direito ao esporte como experiência cidadã. “Ocupar esse espaço maravilhoso que é a praia, que é o mar, é democratizar o risco e o radical. O surf muitas vezes é marginalizado ou muito masculinizado. Nosso objetivo é trazer todo mundo para experimentar, acessar esse direito e viver o esporte como cidadania”, afirmou.

Nesta edição, os participantes tiveram uma aula especial de surf adaptado em Bertioga, conduzida pela equipe profissional da Escola Riviera. Estudantes da disciplina Esporte Adaptado da FEF acompanharam as atividades, auxiliando professores e vivenciando, na prática, processos pedagógicos de inclusão no esporte.

A ação resultou também na produção de um mini-documentário com relatos de participantes e registros da experiência que será publicado nos perfis do LEDA (@leda.unicamp) e da FEF (@fef.unicamp). 

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br