Texto: Ana Ornelas | Revisão: Felipe dos Santos | Foto: Divulgação
A Unicamp, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) e da Casa de Las Américas, realizará, nos dias 25 e 26 de março, o Seminário Internacional Brasil-Cuba, com o tema “Experiências de Indissociabilidade entre Extensão, Esporte, Cultura e Saúde”. O evento, que ocorrerá no Centro de Convenções da Unicamp e será gratuito para todos os participantes, surgiu após uma visita técnica realizada em 2024 por alguns docentes em instituições culturais, acadêmicas e de saúde pública em Havana, Cuba. Confira a programação e faça sua inscrição.
A visita fomentou as construções de parcerias e a vontade de organizar um seminário que servisse como uma espécie de Fórum Permanente internacional e apresentasse discussões por mais de um dia, como conta Sylvia Furegatti, diretora de Cultura da ProEEC, que foi uma das docentes a ir a Havana. Ela reitera como o consulado de Cuba no Brasil participou ativamente das negociações e destacou os pontos positivos de existir um seminário como este. “Essa formação humanista que queremos trazer é importante para repensar os laços e os eixos de pesquisa, buscando visualizar um eixo Sul-Sul. Nós temos raízes comuns e formar cidadãos, de qualquer profissão ou área, a partir de um olhar cultural e tecnológico é muito importante.”
O seminário foi estruturado com base nessas experiências e será dividido em três grandes sessões de trabalho: Arte, Cultura, Integração Regional e Social; Arquitetura e Sociedade; Esporte, Qualidade de Vida e Saúde. Cada sessão tem como objetivo destacar a indissociabilidade entre esses campos do conhecimento, enfatizando a formação de cidadãos aptos a atuar profissional e comunitariamente. Serão evidenciadas metodologias de políticas públicas e práticas de gestão adotadas por instituições cubanas e brasileiras, enriquecendo o debate e promovendo a troca de experiências.
Para realizar as inscrições e saber mais sobre a programação, acesse o link.