Texto: Maria Luiza Robles Arias | Revisão: Felipe dos Santos
Nesta quarta-feira (30), os Fóruns Permanentes da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) tiveram como pauta “Mudanças climáticas e as interfaces entre ciência e sociedade: desafios transdisciplinares, epistêmicos e políticos”, um debate organizado pelos professores do Instituto de Geociências (IG), Jean Miguel e Marko Monteiro.
O objetivo foi congregar uma comunidade de pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diversas disciplinas que estão contribuindo para uma reflexão sobre as mudanças climáticas e sobre qual o papel da ciência e da tecnologia frente a essa problemática.
Flávia Luciane Consoni de Mello, professora livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do IG, esteve presente no evento e reforçou a importância do debate e de a universidade estar promovendo-os de forma tão interdisciplinar. “E por quê? Porque quando a gente fala em mudança climática, a gente não pode falar só de emissão de gás carbônico ou de aquecimento global, a gente tem que ir além e falar também de justiça social, justiça climática, porque isso perpassa todos”, contou Flávia.



Os Fóruns Permanentes, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), visam a promover a aproximação entre o pensamento acadêmico e a sociedade. Tais encontros são disponibilizados, na íntegra, no YouTube: www.youtube.com/c/FórunsPermanentes.