O Teatro de Arena da Unicamp será palco, no dia 5 de julho (sábado), de uma imersão na rica cultura maranhense com o projeto “Memórias de Carvalho”. As irmãs Ana Maria Carvalho e Bel Carvalho apresentam, gratuitamente, um espetáculo musical ancestral e uma roda de conversa que promete resgatar saberes populares e o prazer do brincar.
Com mais de 30 anos dedicados à preservação da cultura de Cururupu, sua cidade natal no Maranhão, Ana Maria e Bel Carvalho trazem para Campinas um show dançante e brincante, repleto de cantigas populares que remontam a um “Brasil do interior, negro e popular”. O espetáculo, que já passou por Osasco, São Paulo e São José dos Campos, é um convite para revisitar histórias de infância e memórias que atravessam gerações.
Uma Jornada Musical e de Saberes
O público terá a oportunidade de vivenciar dois momentos distintos. A partir das 14h, o “Show Memórias de Carvalho” levará os espectadores a uma viagem sonora e narrativa, acompanhado por quatro musicistas – Edu Guimarães (sanfona), Helô Ferreira (violão), Ariel Coelho (percussão) e Tahyná Oliveira (flauta) – e as brincantes Aline Fernandes e Júlia Coelho. Serão onze cantigas tradicionais, incluindo uma adaptação de “Sapo Cururu” por Ana Maria.
Em seguida, às 15h, acontece a roda de conversa “O corpo como produtor de saberes”. Ana Maria Carvalho e Bel Carvalho se juntarão a Dayane Ribeiro, com mediação de Aline Fernandes, para um diálogo sobre a importância do brincar e a continuidade das tradições culturais.
Resgate e Preservação Cultural
“É um trabalho de resgate das nossas vivências de infância, e daquelas colhidas ao longo de décadas de trabalho com arte e educação”, avalia Bel Carvalho. “A ideia é trazê-las para outras pessoas, outros lugares, e resgatar o prazer do brincar, das trocas coletivas, mantendo vivo o nosso acúmulo cultural.”
O projeto “Memórias de Carvalho” é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 20/2024, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura. A produção é compartilhada pela PiÔ – produção e projetos e a Igarapé Cultura e Arte.
Não perca essa oportunidade de se conectar com a riqueza da cultura popular brasileira!
O evento conta com apoio financeiro e logístico da Diretoria de Cultura da PROEEC/Unicamp.
Evento: Memórias de Carvalho
Data: 5 de julho (sábado)
Horários:
14h: Show Memórias de Carvalho
15h: Roda de Conversa – O corpo como produtor de saberes
Local: Teatro de Arena da Unicamp
Endereço: R. Elis Regina – Cidade Universitária – Campinas
Entrada: Gratuita