É com muita alegria que gostaríamos de compartilhar com vocês a realização da Mostra Ocupar Telas, Ocupar Terras, com a participação de 10 artistas indígenas, negros e quilombolas, e curadoria compartilhada com o Edgar Kanaykõ Xakriabá, que será aberta no próximo dia 11 de setembro, às 11 horas, na Biblioteca Octávio Ianni do IFCH. A abertura será seguida de uma mesa com a presença de Edgar Kanaykõ Xakriabá, TC Silva (Casa Tainã) e Guilherme Gunha (Retratistas do Morro), no Auditório do IFCH-UNICAMP.
A Exposição Ocupar Telas, Ocupar Terras é uma iniciativa do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) em conjunto com o Comitê de Antropólogxs Indigenas e Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos exibirá um panorama da resistência e dos ativismos pelo direito ao território expressos em especial por trabalhos de artistas indígenas, quilombolas e negros, que que tem mobilizado uma importante revisão acerca do pensamento ocidental sobre o mundo das imagens, ocupando telas com outras formas de pensar a estética, a política e a produção audiovisual. A exposição ficará na Biblioteca Octávio Ianni (IFCH/UNICAMP) até 30 de outubro e é uma realização conjunta com o Lá’grima IFCH-UNICAMP, que acolheu o projeto no âmbito do ‘laborat&oacu te;rio’, e tem apoio da DCult, do MAV, IFCH, dos Programas PPGAS e PPGCS e do IMS.
Lembrando que este evento é apoiado pela Diretoria de Cultura da Unicamp (DCult) e pela Pró-Reitoria de Extensão Esporte e Cultura (ProEEC).