Educação bilíngue para surdos é tema dos Fóruns Permanentes

Texto: Maria Luiza Robles Arias I Revisão: Felipe dos Santos I Reportagem e fotos: José Irani

Na última quinta-feira (12), os Fóruns Permanentes da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) da Unicamp receberam como tema de debate as “Reflexões sobre Educação Bilíngue para Surdos”. O Fórum foi organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) e pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

O objetivo, ao trazer esse tema para debate, foi de refletir e qualificar práticas de educação já existentes e ampliar, de forma intersetorial, a troca de experiências entre educação e saúde no município de Campinas. Para isso, foram pensadas mesas-redondas e palestras com participantes de universidades brasileiras e catalãs, profissionais da Rede Municipal de Campinas e representantes da comunidade surda local e nacional.

Para o secretário municipal de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, a presença da secretária municipal em um evento com essa temática dentro da universidade é indispensável. “A expectativa agora é aumentar a integração da universidade com a Secretaria de Educação a partir dessa discussão sobre produção de conhecimento na educação bilíngue”, frisou José.

O pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Fernando Coelho, presente no local, também ressaltou a importância dessa aproximação da universidade com a Secretaria Municipal de Educação, em especial sob a luz de um tema como o que foi debatido. “Nós tivemos uma participação intensa da Secretaria de Educação municipal. Então isso já sinaliza as interações entre a universidade e a municipalidade de Campinas por meio da Secretaria de Educação, que mostram, na verdade, a grande importância que a universidade tem ao se debruçar e fazer colaborações que contribuam, obviamente, também com o exercício daquilo que eu chamo de cidadania. Porque, a partir do momento que a gente tem ações que tragam todas as pessoas da sociedade – independente de quem seja – para cá, é, na verdade, uma forma de garantir que todo mundo é cidadão pleno, e eu acho que isso, na verdade, é um trabalho fundamental”, afirmou.

Pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, abriu o Fórum ao lado do secretário municipal de Educação de Campinas, Tadeu Jorge

Além disso, o pró-reitor também comentou o tema abordado e como ele se relaciona com a universidade: “É de extrema relevância para a universidade essa discussão porque hoje a gente vive, na Unicamp, um momento de grande concentração de trabalho na inclusão de pessoas com deficiências e ter, nesse momento, um Fórum que discute a educação bilíngue para pessoas surdas é de grande relevância”, reforçou o pró-reitor.

Os Fóruns Permanentes têm como objetivo promover a aproximação entre o pensamento acadêmico e a sociedade. Eles são disponibilizados na íntegra, no Youtube: https://www.youtube.com/c/F%C3%B3runsPermanentes

No vídeo, Patrícia Hipólito Alexandria, representando a ASSUCAMP (Associação dos Surdos de Campinas), compartilha uma mensagem poderosa sobre a importância da inclusão e do ensino da Língua de Sinais nas escolas.

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br