6° edição da Revista Internacional de Extensão da Unicamp traz nova proposta visual

Texto: Ana Ornelas | Foto: William de Almeida Ferreira da Silva

A Revista Internacional de Extensão da Unicamp, publicada pela Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), acaba de lançar a capa de sua 6ª edição, marcada por uma nova proposta visual. Produzida pelo estudante William de Almeida Ferreira da Silva, do curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA), a nova imagem de capa traz cores vibrantes e uma pergunta intrigante: “Para que(m) serve o seu conhecimento?”.

Inspirada em uma fotografia autoral registrada na moradia estudantil da Unicamp, onde William reside, a composição gráfica é atravessada por elementos do cotidiano, da cultura urbana e de experiências pessoais. A frase central da capa é uma pichação presente em um dos blocos da moradia que, segundo o artista, estabelece um diálogo direto com a extensão universitária e com as dinâmicas da realidade social. “A moradia é um lugar com muitos desafios, mas também de resistência. Quando penso na extensão, penso nesse espaço entre o que aprendemos nos cursos e a vida real aqui fora”, afirmou.

O convite para produzir a capa surgiu a partir da atuação de William na Incubadora de Tecnologias Cooperativas Populares da Unicamp (ITCP), vinculada à ProEEC, espaço onde ele desenvolveu atividades de extensão universitária junto a comunidades populares. “Foi por meio da ITCP que me conectei com o pessoal da revista. A Laís Fraga, que atua como editora da revista, estava como coordenadora do programa e sabia da minha paixão pela arte”, contou.

William de Almeida Ferreira da Silva é o artista da nova capa da Revista Internacional de Extensão da Unicamp.

A criação da arte envolveu o uso de ferramentas digitais, com texturas que simulam pintura a óleo. William explica que recortou manualmente cada superfície da imagem e aplicou pinceladas digitais em diferentes camadas, produzindo uma colagem que combina técnica e expressão artística. “Usei um pincel de textura de óleo para dar esse aspecto de pintura feita à mão. Cada elemento foi pensado como se estivesse sendo pintado fisicamente.”

A tipografia utilizada, inspirada em pichação, também foi criada por ele e digitalizada especialmente para o projeto. “Essa fonte é minha. Digitalizei para essa capa. Acho importante trazer essa linguagem também como forma de comunicação e arte”, completou.

O artista também cita como referência o trabalho de Herbert Otacílio, artista visual conhecido por sua produção que retrata a vida periférica com linguagem urbana e crítica social. Estudante de Artes Visuais no Instituto de Artes (IA) da Unicamp, o Herbert já produziu e entregou uma obra em homenagem aos Racionais MC’s, quando o grupo veio à universidade receber o título de Doutor Honoris Causa.

Lançada em 2020, a Revista Internacional de Extensão é uma publicação científica com edições anuais e sistema de fluxo contínuo, a revista aceita trabalhos durante todo o ano e valoriza a pluralidade de formatos, autoria e linguagens. São aceitos não apenas artigos científicos, mas também relatos de prática, reflexões teóricas, resenhas críticas, materiais pedagógicos e produções que explorem recursos audiovisuais e outras formas de comunicação. A publicação também incentiva a autoria coletiva e a participação de estudantes e integrantes da comunidade externa, reconhecendo a diversidade de vozes e experiências que constroem o campo da extensão universitária.

Para conhecer mais sobre as diretrizes para submissão de trabalhos e sobre a edição vigente, acesse o link.

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br