A UNICAMP estará participando no período de 16/01/2025 à 01/02/2025 da Operação Sul de Minas I do Projeto Rondon.
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho político e estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais, visando o fortalecimento da Soberania Nacional.
A Equipe da Unicamp estará atuando no Município de Brazópolis – MG e contará com a presença de 10 membros, sendo 02 Docentes e 08 Alunos de Graduação e Pós Graduação da Universidade.
O Objetivo principal da Proposta da Equipe da Unicamp na Operação Sul de Minas I é a seguinte:
Aprimorar a formação de acadêmicos de ensino superior, através do desenvolvimento de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população da região e capacitação de agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão, a cultura local, a saúde, educação, os direitos humanos, a justiça, a tecnologia e promovam o intercâmbio de conhecimentos.
A ProEEC, através da Área de Planejamento de Projetos, incentiva e administra o processo para atuação nas operações do Projeto Rondon junto ao Ministério da Defesa do Governo Federal.