Texto: Maria Luiza Robles Arias I Reportagem e fotografia: José Irani I Revisão: Felipe dos Santos I Edição de imagem: Rafael Fonseca
A Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) da Unicamp foi convidada, pela Universidad de Guanajuato, no México, a participar da quarta edição do festival Universiada Cervantina 2024 (UC2024). O objetivo do festival, que aconteceu entre os dias 5 e 12 de setembro, foi oferecer um espaço de expressão artística às comunidades universitárias nacionais e internacionais.
O pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Fernando Coelho, ressaltou que o objetivo da viagem não foi apenas prestigiar o festival. “A ideia da visita foi, em primeiro lugar, conhecer toda a estrutura de arte e de cultura fomentada pela universidade na cidade de Guanajuato. Em segundo lugar, a ideia foi abrir possibilidades para, futuramente, criarmos acordos de cooperação entre as universidades”, contou.
Coelho destacou, ainda, como os instrumentos culturais da universidade mexicana estão profundamente integrados à comunidade local. “Uma coisa que nos chamou muita atenção é que ela é uma universidade com uma quantidade expressiva de instrumentos culturais como teatros, cineclubes, galerias e esses espaços são ocupados durante todo o ano por atividades propostas pela universidade e com grande participação da comunidade”, afirmou.
Sylvia Furegatti, atual diretora de Cultura da ProEEC, revelou que o convite foi feito com exclusividade para a Unicamp e foi motivado pelos próprios alunos mexicanos a partir de seus comentários a respeito da universidade brasileira. “Para fazer o convite, eles se basearam em opiniões de alunos mexicanos que estiveram na Unicamp e disseram muito bem da gente. E aí eles foram investigar o site da DCult e encontraram os nossos eventos, nossos nomes, e fizeram o convite”, detalhou.
Sylvia Furegatti, diretora de Cultura da ProEEC e Fernando Coelho, pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp.
A diretora de Cultura pontuou, também, que essa viagem faz parte de uma iniciativa da ProEEC — e principalmente da DCult — de criar e manter laços com universidades e países da América Central com o objetivo de integrar e aproximar cada vez mais a comunidade centro-americana.
Por fim, tanto Sylvia quanto Fernando Coelho afirmaram que a visita, sem dúvida, foi o primeiro passo para uma parceria que está em vias de acontecer. “Nós fizemos um convite formal para uma comitiva de lá, de Guanajuato, vir nos visitar — o que deve acontecer em abril do ano que vem — para que a gente possa solidificar ainda mais nossos laços”, contou o pró-reitor. “Eles estão superinteressados em continuar as conversações e ficaram muito contentes com o convite”, complementou Sylvia.
Confira alguns registros da passagem da Unicamp pela Universidad de Guanajuato:
O Teatro Principal de Guanajuato apresentou ao público o belíssimo espetáculo “Eldorado” de Eduardo Okamoto (Dir. Marcelo Lazzaratto e texto de Santiago Serrano). A peça integra as atividades programadas pela DCult /ProEEC Unicamp como convidada especial do Festival internacional da Universidade de Guanajuato nesta edição de 2024.
Vídeo: Sylvia Furegatti
Instagram: @sylviafuregatti