Texto: Ana Ornelas | Fotos: José Irani
Na última terça-feira (10/12), a Unicamp e o SESI (Serviço Social da Indústria) assinaram o Memorando de Entendimentos (MOU) que firma uma parceria de duplo aproveitamento e interseção de uma instituição com a outra. Com o objetivo de utilizar de espaços e aproximar a universidade com a comunidade, a proposta do MOU é inserir essa colaboração nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, cultura e esporte, não só em Campinas, mas em Limeira e Piracicaba também. Embora o SESI esteja presente na região há 50 anos, até então, sua parceria era limitada ao GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais).
De acordo com o reitor da Unicamp, Antonio José de Meirelles, a curricularização da extensão torna essencial a ampliação de parcerias para gerar maior impacto nas comunidades internas e externas. “Fico feliz pelas possibilidades de cooperação em todas as áreas relacionadas à cultura, ensino, pesquisa e extensão. O SESI é uma estrutura muito capilarizada e essa colaboração conecta nossa universidade a uma população que ainda não atingimos”, afirmou.

O pró-reitor da ProEEC (pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura), Fernando Coelho, reforça como essa coparticipação pode ser benéfica, uma vez que ao interagir com outros lugares e realidades, facilita-se a formação de profissionais com uma visão mais ampla. “Estamos abrindo a possibilidade de uma colaboração efetiva com a universidade. As ações já começaram, como a disponibilização do Teatro SESI para a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), mas estamos trabalhando em outras frentes que visam aumentar esta interação”, conta o professor.
Segundo Rodolfo Groppo, coordenador de qualidade de vida do SESI e ex-aluno de Artes Cênicas da Unicamp, o convite da universidade para o Serviço Social da Indústria-SESI foi muito bem recebido. “Apesar de, hoje, eu trabalhar em uma área diferente da qual me formei, não acho tão distante assim. A Unicamp sempre exercitou a interdisciplinaridade na universidade”, afirma o coordenador.

Por isso, André Martins, gerente regional do SESI Campinas e Indaiatuba, e Paulo Ricardo S. Moura, assistente técnico da DCult (Diretoria de Cultura) ProEEC, compreendem e concordam na promoção que o MOU proporciona a outras pessoas de receber essa produção cultural e acadêmica na qual trabalha-se. “Essa parceria vai prestar o atendimento não só aos clientes beneficiários da Indústria, mas a comunidade como um todo”, conclui Martins.

