Texto: Fernando José Barbosa | Revisão: Felipe dos Santos | Fotos: Cesar Maia (Assessoria FOP)
O Programa UniversIDADE já iniciou os preparativos para as atividades do segundo semestre de 2025. Desde a última segunda-feira (05) até o dia 06 de junho, o projeto estará recebendo as propostas de interessados em desenvolver as oficinas com atividades de desenvolvimento social, cultural, de saúde física e mental direcionadas a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. Segundo a coordenação do programa, as propostas podem ser encaminhadas tanto por membros da Unicamp (docentes, alunos de graduação, pós-graduação e funcionários) quanto por profissionais externos, com caráter voluntário de atuação. Com apoio da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), neste primeiro semestre de 2025, o UniversIDADE aprovou 252 propostas nos 3 campi (Campinas, Limeira e Piracicaba). As atividades do segundo semestre se iniciam no mês de agosto e são desenvolvidas em dias e horários diversos, na sede do programa em Campinas e nos espaços pré-estabelecidos para os campi.
Segundo a coordenadora do projeto, Alice Helena de Danielli, a “Leninha”, com a abertura de mais espaços de atividades em Limeira e Piracicaba neste primeiro semestre, houve o crescimento da demanda por ações, e a expectativa é de que as oficinas e as inscrições de alunos também aumentem. Ela ainda expressou a expectativa de uma maior organização da estrutura já existente nesses locais e de certificar o UniversIDADE, o que garantirá o acompanhamento dessas ações, processo em que a Unicamp define a estrutura organizacional responsável e os funcionários que atuarão no local. “É algo necessário e importante, uma vez que existe a possibilidade de realizar parcerias externas para ampliar ainda mais nossas ações nessas cidades”, comentou.

A coordenação do programa considera como um grande acerto o atendimento ao público com idade de 50+, ampliando a faixa considerada do grupo tido como idoso pelo Estatuto do Idoso, que corresponde a pessoas maiores de 60 anos. O UniversIDADE ressalta que é cada vez mais necessário incluir e criar programas para tais pessoas.
Este ano, o projeto completa 10 anos de atuação e tem entre seus objetivos criar programas para proporcionar, às pessoas da comunidade, condições de preparação do indivíduo, com os estágios pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria, no intuito de mantê-los ativos, tanto física quanto mentalmente, e de atender às necessidades de prevenção, estimulação e capacitação do desenvolvimento físico e emocional. Esse objetivo é priorizado nas escolhas das propostas enviadas pelos instrutores e visa, mediante ações multidisciplinares, a fomentar diálogos relacionados à longevidade e à qualidade de vida.
Os responsáveis pelas oficinas desenvolvem suas ações voluntariamente. As aulas e as atividades são gratuitas para o público, tendo opções de aulas virtuais, presenciais ou assíncrona (nos dois formatos simultaneamente), nas modalidades oficinas, projetos, vivências ou palestras. Os interessados definem, na proposta, o tema, a periodicidade, a duração de cada atividade, os materiais necessários e os equipamentos utilizados. Tais atividades também abrem espaços para atuação de bolsistas da Unicamp em apoio às aulas e às ações desenvolvidas semestralmente.
Para mais informações sobre o Programa UniversIDADE, o pedido de bolsas e o processo de inscrição de instrutores, visite o site: https://www.proec.unicamp.br/programa-universidade/. Também é possível tirar dúvidas pelos telefones: (19) 3521-8183 | 3521-8090 | 3521-8059.