Texto: Fernando Barbosa I Revisão: Felipe Dos Santos I Fotos: José Irani e divulgação
O mês de outubro iniciou com as comemorações da Semana do Idoso, que este ano também celebrou os 10 anos do Programa UniversIDADE, da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (PorEEC) da Unicamp. As atividades ocorreram de terça-feira (1) a sábado (5), e incluíram palestras, feiras e práticas de atividades físicas. O 11° Seminário sobre Longevidade e Qualidade de Vida contou com a participação de 350 pessoas; a Caminhada do UniversIDADE atraiu 115 participantes; e a Feira de Empreendedorismo registrou 8 expositores.
Alice Helena de Danielli, conhecida como “Leninha”, coordenadora do programa, expressou sua satisfação com a data comemorativa: “Já passaram por aqui mais de 4 mil alunos, mais de 700 instrutores e mais de 600 colaboradores. Esses números mostram a importância desse programa na vida de todos”, afirmou durante o seminário.
As atividades começaram com o Seminário sobre Longevidade e Qualidade de Vida, na terça-feira (1), no Centro de Convenções da Unicamp. Entre os temas discutidos estavam “Disfagia na Pessoa Idosa”, com Daniello Akemi; “Mistérios e Aflições da Sexualidade na Velhice”, com Tânia Celidonio; e “A Alegria de Viver e a Sabedoria de Envelhecer”, com Ainor F. Lotério.
Durante a abertura do seminário, que contou com a presença do chefe de gabinete da reitoria da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Fernando Coelho, destacou a expansão do programa, que foi criado há 10 anos em Campinas e este ano chegou aos campi de Limeira e Piracicaba. “O mais importante é trazer para a universidade pessoas que vivenciam a rotina acadêmica. Agora estamos presentes também em Limeira e Piracicaba, espalhando o programa para outros campi. Isso é muito significativo para a Universidade”, celebrou Coelho.
Para Leninha, o impacto do Programa UniversIDADE vai além das oficinas e atividades. “Nosso objetivo é promover ações que garantam qualidade de vida. Precisamos de políticas que acolham a população idosa e ofereçam oportunidades de aprendizado, interação e criação de vínculos afetivos”, enfatizou.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Karla de Castro Borghi, apresentou dados que indicam que 17% da população de Campinas é idosa, acima da média nacional de 14%. “Precisamos olhar com atenção para essa população. O conselho está aqui para apoiar iniciativas como o Programa UniversIDADE, que ao longo de 10 anos tem promovido a inclusão e valorização dos idosos”, afirmou.
Feira de Empreendedorismo foi realizada duratne toda semana, no espaço das feiras do Hospital de Clinicas da Unicamp (HC), onde alunos e instrutores do Programa UniversIDADE expuseram e comercializaram produtos que aprenderam a produzir nas oficinas ao longo do ano.
Na sexta-feira (4), foi promovido um dia de treinamento multicomponente, voltado para a prática de atividades físicas no cotidiano. A sessão, conduzida pelo professor Marco Carlo Uchida, da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, apresentou exercícios de resistência, força, coordenação, equilíbrio e alongamento, com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas regulares entre os participantes.
As atividades da Semana do Idoso foram encerradas no sábado (5) com a Caminhada do UniversIDADE, que teve concentração às 8h, em frente à sede do programa, na Praça do DGA (Diretoria Geral Administrativa) da Unicamp.