A Diretoria de Cultura (DCult) da UNICAMP, em celebração aos 60 anos da universidade, anuncia uma programação especial que marcará o início das comemorações, unindo a cultura acadêmica à energia do Carnaval. A Mocidade Unida da Mooca (MUM), que acaba de conquistar uma vaga inédita no Grupo Especial, será a convidada de honra para abrir as festividades.
Um Encontro de Arte e Cultura no Campus
A programação, organizada pela DCult UNICAMP, ocorrerá nos dias 2 e 4 de outubro e oferecerá uma imersão completa no universo do samba.
Show-Ensaio no Teatro de Arena
No dia 02 de outubro, às 12h30, a Mocidade Unida da Mooca fará um show no Teatro de Arena da universidade. A apresentação, que segue o formato de um ensaio de quadra, contará com a participação completa do elenco da escola, incluindo a bateria, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, e os passistas. O repertório promete uma viagem pelos sambas históricos da escola, com destaque para a exibição do samba de 2026.
Processo Criativo e Gestão do Carnaval
Palestras e Visita Guiada
Também no dia 02 de outubro, às 15h, a equipe criativa da Mocidade Unida da Mooca, composta pelo carnavalesco Renan Ribeiro e pela enredista Thayssa Menezes, fará uma palestra no Auditório do Instituto de Artes. Eles apresentarão o processo de criação do enredo de 2026 da escola, que homenageia o Instituto Geledés e a força das mulheres negras.
A experiência será complementada por uma visita guiada à Fábrica do Samba, no dia 04 de outubro. Um ônibus fretado levará 40 pessoas da comunidade universitária para ver de perto a materialização das fantasias e alegorias. A visita culminará com uma conversa sobre a gestão do projeto do Carnaval 2026, com o presidente da escola, Rafael Falanga.
A inscrição para a viagem pode ser feita aqui
Esta série de eventos marca o início das celebrações de um ano do 60º aniversário da UNICAMP, conectando a comunidade universitária com uma das mais ricas manifestações culturais do Brasil.
Todos as atividades são gratuitas!