Programa Colmeias é sinônimo de esperança para vestibulandos, com mais de 240 aprovações

Texto: Ana Ornelas | Fotos: Arquivos Pessoais | Revisão: Felipe dos Santos 

“Sempre sonhei em entrar na faculdade, mas nunca pensei que poderia ser possível para alguém como eu”. Era o que Gabriel Reis, 25 anos, dizia antes de participar do Colmeia, cursinho popular da Unicamp. Após concluir o ensino médio público e ingressar diretamente no mercado de trabalho, a possibilidade de entrar em uma universidade parecia distante. No entanto, o acolhimento e a motivação que recebeu no Colmeia foram essenciais para ampliar seus horizontes e para ele entender seu direito à educação.

O Colmeia, que já existe há 15 anos e é sediado em Limeira, é apenas um dos cursinhos populares para pré-vestibulinho e vestibular oferecidos pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), que busca ampliar o acesso ao ensino superior. Além dele, fazem parte do Programa Colmeias os cursinhos Marielle Franco, Responsa, Dandara dos Palmares, PROCEU Conhecimento, Herbert de Souza, Jataí, PiraBixo, Malunga e o Colmeia Virtual para Indígenas e Quilombolas. Como explica Josely Rimoli, idealizadora do programa, “o Colmeias oferece espaços de sociabilidade, escuta e acolhimento”. Até o momento, em 2025, o programa já soma 246 aprovações em diversas universidades do país.

Gabriel Reis, graduando de Administração Pública na Unicamp.

Para Reis, a flexibilidade oferecida pelo cursinho foi essencial para recuperar uma base de estudos defasada. “Tive a oportunidade de conseguir passe de estudante para o ônibus, meia-entrada em ingressos e recebíamos lanches nas aulas. Esses ‘benefícios’ contribuem para a permanência dos estudantes no ambiente de estudo”, explicou. Trabalhando seis dias por semana, precisou conciliar trabalho e estudos, enfrentando o cansaço da rotina. Ainda assim, a boa didática e o reconhecimento do seu lugar de pertencimento foram fundamentais para seguir em frente. Hoje, ele é graduando em Administração Pública pela Unicamp.

Kathelen Lethicia Cavalheri Rodrigues Jacinto e Lívia Hévane Santos Anizau, ambas com 18 anos, são outro exemplo do impacto do Programa Colmeias. Elas participaram do Malunga, cursinho que tem parceria com o Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (Campc) – Patrulheiros Campinas, conciliando trabalho e estudos durante o terceiro ano do ensino médio. “Foi muito desafiador com todas as responsabilidades que precisei manter. O Malunga me deu a sensação de que era possível superar isso e me incentivou a seguir até o fim”, contou Lívia. Atualmente, Kathelen está matriculada no curso de Engenharia de Alimentos da Unicamp e Lívia passou na licenciatura em matemática, porém ainda fará o vestibular no ano que vem. 

À esquerda superior, Lívia Hévane Santos Anizau e, à direita superior, Kathelen Lethicia Cavalheri Rodrigues Jacinto.

Além do aprendizado adquirido pelos alunos, há também uma troca mútua com os professores. Para Tiago Rodrigues Moreira, professor de geopolítica no Colmeia, o grande diferencial do programa é a perspectiva de esperança que busca oferecer aos estudantes. “A educação é libertadora e universal. Tentamos fazer com que cada um enxergue seu espaço na universidade e no ambiente acadêmico”, afirmou o professor.

Ao microfone, Tiago Rodrigues Moreira.

Entretanto, muitos desafios ainda precisam ser enfrentados. Segundo Josely, um dos principais é quebrar a concepção de que o ensino superior não é um direito acessível. “Há também um empecilho econômico que impacta os vestibulandos. Muitas vezes, o aluno precisa trabalhar para estudar ou sequer tem acesso a informações sobre o cursinho popular”, explicou. Por isso, a divulgação e o apoio são essenciais para ampliar o alcance do programa. “Lutamos por equidade, por uma leitura de mundo mais crítica e por uma formação que pode transformar vidas e até mesmo famílias inteiras ao ingressarem na universidade”, finalizou Josely.

Para mais informações, ligue para (19) 3701-6652 ou escreva para o e-mail josely.rimoli@fca.unicamp.br

Programa Colmeias

Cursinho Popular Dandara dos Palmares
Rua Roberto Bueno Teixeira, s/n, Jardim São Marcos, Campinas–SP
Telefones: (19) 3246-0783 / (19) 997262227
Email: cursinhodandarapalmares@gmail.com
Instagram
Facebook 
Formulário de inscrição para o pré-vestibular
Formulário de inscrição para o pré-vestibulinho

Cursinho Popular Herbert de Souza
Rua Dusolina Leone Tornieux, 249, Vila União, Campinas–SP
Telefone: (19) 3223-0617 / (19) 98980-9272
Email: cursinhoherbert@gmail.com
Facebook
Instagram 

Cursinho Popular PROCEU Conhecimento
Avenida Santa Isabel, 1125, Vila Santa Isabel, Campinas–SP
E-mail: proceu.cursinho@gmail.com
Instagram

Cursinho Popular Malunga “Thereza Santos”
Rua Francisco Andreo Aledo, 158, Barão Geraldo, Campinas–SP
Telefone: (19) 3521-2936
Email: prevesti@unicamp.br 
Instagram
Site
Facebook  

Cursinho Popular Marielle Franco
Rua Talvino Egídio de Souza Aranha, 47, Centro, Campinas–SP
Email: mariellefrancoprevest@gmail.com
Instagram

EM PIRACICABA

Cursinho PiraBixo
Avenida Limeira, 901, Areião, Piracicaba–SP
Email: coordenacao.pirabixo@gmail.com
Instagram
Facebook   

EM LIMEIRA

Cursinho Colmeia
Rua Francisco Bisca, 121, Morro Azul, Limeira–SP
Email: colmeia@unicamp.br
Instagram:

INSCRIÇÕES 2025 DE CURSINHOS VIRTUAIS

Para indígenas
Para Quilombolas e agricultura familiar
Turma Paulo Freire

CURSINHOS PRÉ-VESTIBULINHOS

Popular Responsa!
R. Benedito Cândido Ramos, 10, Parque Valença, Campinas–SP
Email: responsacursinho@gmail.com
Instagram:

Jataí
Rua Francisco Bisca, 121, Morro Azul, Limeira–SP
Inscrições até 26/02 no link
Instagram

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br