Texto: Ana Ornelas | Fotos: Divulgação
A pró-reitora de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) da Unicamp, Sylvia Furegatti, e seu assessor, Paulo Ricardo da Silva Moura, participaram da cerimônia de abertura da Operação Rondon Amazonas, que aconteceu em Manaus (AM) nos dias 10 e 11 de julho, promovida pelo Ministério da Defesa. Parte do evento aconteceu no auditório do ICBEU Manaus e reuniu 262 estudantes de graduação e pós-graduação de 26 instituições de ensino superior brasileiras, que irão atuar em ações de cidadania, saúde, cultura e educação junto às comunidades ribeirinhas da região Norte.
Durante a cerimônia, foi realizado o tradicional momento de outorga do chapéu dos rondonistas, símbolo do compromisso com a missão extensionista. Com um histórico de ampla participação em edições anteriores do Projeto Rondon, a Unicamp foi convidada a acompanhar o evento e esteve representada pela professora Thalyta Cristina Mansano Schlosser, da Faculdade de Enfermagem (FEnf), que coordenou a última operação com participação da universidade, realizada em Minas Gerais.

As professoras Thalyta e Amanda Brait Zerbeto, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), também já haviam representado a Unicamp em outra ocasião, ao receberem um prêmio concedido pelo Ministério da Defesa pelas contribuições da universidade em 33 operações do projeto, com apoio da ProEEC.
Entre as autoridades presentes na cerimônia estavam o General João Alberto Santana, diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa e coordenador do Projeto Rondon, e a secretária-geral adjunta do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo.
Leia também
Projeto Rondon da Unicamp recebe prêmio do Ministério da Defesa