O espetáculo “Entre Macacos: força que vem de muximba” chega a Campinas com três apresentações gratuitas nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2025. A montagem é um projeto contemplado pelo Edital de Arte e Cultura da Diretoria de Cultura da Unicamp (DCult) e nasce do processo criativo do coletivo Negro Drama, formado por estudantes negros do curso de Artes Cênicas da Unicamp. A criação teve início no programa Aluno-Artista, aprofundando-se em uma investigação artística sobre corpo, memória e resistência.
Inspirado na obra “Macacos”, do ator e dramaturgo Clayton Nascimento, o grupo partiu da provocação sobre o impacto do racismo nas vivências negras no Brasil para construir uma dramaturgia original. Em cena, transitam afetos como o amor e o luto, em uma tentativa de narrar a experiência negra em sua multiplicidade — sem negar as dores provocadas pelo racismo estrutural, mas apostando na possibilidade de imaginar futuros para além da dor.
“Se o racismo é a força de morte que tenta nos apagar, qual é a força de vida que nos mantém de pé?”, pergunta o coletivo na apresentação do projeto.
O espetáculo propõe uma reflexão profunda sobre o corpo negro no teatro e na sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que reivindica a potência do sonho e da esperança como formas de resistência. Aqui, como diz a equipe criadora, “o macaco pode sonhar”.
Programação (entrada gratuita)
Chegue uma hora antes para retirada do ingresso!
24 de abril (quinta-feira), às 16h – Departamento de Artes Cênicas da Unicamp
25 de abril (sexta-feira), às 20h – Instituto de Artes da Unicamp
26 de abril (sábado), às 20h – Casa de Cultura Aquarela
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos (contém histórias de conteúdo violento e linguagem imprópria de nível leve).