Texto e fotos: Dário Mendes I Revisão: Felipe Dos Santos
Visando manter uma atuação efetiva junto a moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social, o time da Enactus Unicamp Campinas esteve presente neste sábado, no período da tarde, em uma divertida atividade com crianças da creche Comecinho de Vida, situada na Vila Orozimbo Maia, bairro de Campinas. O encontro contou ainda com a participação de pais dos alunos. Com a atividade, a equipe visou apresentar mais informações sobre a Enactus e seus projetos.
A Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) e a ONG Luiz da Manhã atuaram como mediadores na realização da atividade. Para Vitor Mendes e Carolina Moczydlower, ambos coordenadores de equipe, prospectar uma comunidade é o inicio para a atuação: “Estávamos buscando qual comunidade iríamos atuar e a ProEEC recomendou a ONG Luz da Manhã, que já nos colocou em sintonia com a creche Comecinho da Vida”, comentou Vitor. “Nossa ideia é criar projetos de melhorias em conjunto com essa comunidade e que, no futuro próximo, a própria comunidade possa andar com suas pernas nesse sentido”, concluiu.
Sobre a Enactus
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar o empreendedorismo social nas universidades. No Brasil, a associação é estruturada por meio de uma rede de estudantes, docentes e líderes acadêmicos, que atuam em conjunto para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo atuantes em comunidades por todo o país.
A Enactus Unicamp Campinas é, então, a representante dessa organização no campus da Unicamp no município, sendo atuante em comunidades em situação de vulnerabilidade social desde 2014. Fazem parte alunos de diversos cursos da Unicamp, que atuam efetivamente nas atividades do projeto.
No sábado, cerca de 23 alunos se dividiram nas tarefas: uma parte se dedicou ao cuidado das crianças, aos momentos de lazer, às atividades lúdicas e à alimentação; a outra direcionou-se aos adultos, pais das crianças, a fim de se apresentar e explicar os objetivos da Enactus junto às comunidades.
Ao final do evento, a interação foi muito bem avaliada, e outros encontros já foram agendados para a continuidade do projeto.