Oficina de Tambor de Crioula integra dança, canto e toque de tambores

Texto: Ana Ornelas

No dia 17 de dezembro, das 18h às 20h30, o LabDrama (Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas) da Unicamp, sob orientação da professora Grécia Navarro, oferecerá a Oficina de Tambor de Crioula, com a mestra Carla Coreira. A oficina, que acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores (STU) da universidade, promoverá a experiência do toque dos tambores, do canto e da dança, agregando a participação de mulheres e homens, professores, funcionários e estudantes, adultos e crianças em um contexto de convívio que qualifica a cultura popular brasileira.

Este evento, é parte do projeto “Conversando com o Mestre”, dedicado às escrituras cênicas tradicionais da teatralidade popular brasileira do ponto de vista de quem porta a tradição. O projeto acontece desde 2018, é aberto para a comunidade interna e externa à universidade. Foram seis mestres recebidos no projeto, sendo que dois deles vieram mais de uma vez. O conjunto das visitas dos mestres e mestras pode ser apreciado no site do Grupo Pindorama, pelo link.

O quê?

Oficina de Tambor de Crioula, com a mestra Carla Coreira

Onde?

Sindicato dos Trabalhadores da UNICAMP (STU)

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1545 – Cidade Universitária, Campinas – SP

Quando?

17 de dezembro de 2024, terça-feira, das 18h às 20h30.

Público-alvo

Multi idade, multi gênero, multi nível de iniciação ao Tambor de Crioula.

Inscrições

Para fazer a oficina basta chegar ao local com disposição para dançar, cantar e tocar. Leve uma saia rodada.

Sinopse

O Tambor de Crioula é uma dança de convívio e interação que agrega todos os níveis de aprendizado, idades e gênero, em uma interseção entre dança, canto e toque de tambores que permite a interação dos participantes em um espaço-tempo lúdico onde seguir a mestra é tão importante quanto deixar fluir a sensibilidade de cada participante. O Tambor de Crioula é uma manifestacão artistico cultural afrodiaspórica “(…) praticada no Maranhão desde a época da escravidão, é o décimo primeiro bem cultural de natureza imaterial inscrito em um dos quatro Livros de Registro do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial” (portal do IPHAN, disponível em: Notícia: Tambor de Crioula é Patrimônio do Brasil – IPHAN).

A oficina de prática de Tambor de Crioula promoverá a experiência do toque dos tambores, do canto e da dança, agregando a participação de mulheres e homens, professores, funcionários e estudantes, adultos e crianças em um contexto de convívio que qualifica a cultura popular brasileira. Todos os participantes vão experimentar tocar os tambores, cantar e dançar, conduzidos pela mestra Carla Coreira, interagindo em uma roda que se fecha com os três tambores: tambor grande, meião e crivador.

Sobre a Mestra

Carla Coreira é filha de Mestra Roxa, caixeira do Divino e coreia do Tambor de Mina, referência na cultura ancestral afro diaspórica dos tambores maranhenses. Natural de São Luís, pertence ao grupo de mestres e mestras que portam o legado do Tambor de Crioula. Carla propõe um diferencial em suas oficinas ao criar a possibilidade de mulheres tocarem esses tambores, os quais tradicionalmente são tocados por homens enquanto as mulheres somente dançam, nomeando essa dinâmica de “Mulheres que dão no Couro”. Para mais informações, acesse seu Instagram: @coreiracarla

Conversando com o Mestre

Este evento, é parte do projeto “Conversando com o Mestre”. Projeto dedicado às escrituras cênicas tradicionais da teatralidade popular brasileira do ponto de vista de quem porta a tradição, ou seja: o projeto é dedicado à vinda de mestres e mestras da cultura popular brasileira no Departamento de Artes Cênicas. São visitas nas quais o mestre ministra uma oficina da linguagem a qual é dedicado, assim como integra um bate-papo com os participantes da oficina.

O projeto acontece desde 2018, é aberto para a comunidade interna e externa à universidade. Foram seis mestres recebidos no projeto, sendo que dois deles vieram mais de uma vez. O conjunto das visitas dos mestres e mestras pode ser apreciado no site do Grupo Pindorama, no link a seguir: https://www.grupopindorama.com/projeto-encontro-com-o-mestre

Carla Coreira participou do projeto, pela primeira vez em 2017, ministrando a oficina de Tambor de Crioula, no Departamento de Artes Cênicas da Unicamp.

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br