Campinas, 13 de junho de 2025 – O Museu Exploratório de Ciências, órgão da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp, em parceria com a Diretoria Estadual de Ensino de Campinas – Oeste, realizou na sexta-feira (13) o encontro formativo de 2025 voltado a professores da rede pública estadual que atuam com projetos de iniciação científica em suas escolas.
O evento marca o início do terceiro ano consecutivo de colaboração entre as instituições, consolidando uma proposta inovadora de formação continuada para educadores. A iniciativa tem como foco o fortalecimento das práticas de investigação científica no ensino fundamental e médio, promovendo o desenvolvimento de projetos experimentais nas escolas ao longo do ano letivo.


Representaram o Museu Exploratório de Ciências no encontro o Coordenador Prof. Dr. Guilherme Stecca Marcom e o Coordenador Técnico-Científico Claudecir Biazoli, que apresentaram aos professores participantes a proposta pedagógica do programa, além de introduzirem o evento MUPA – Museus UNICAMP de Portas Abertas e o projeto Grande Desafio, ambos promovidos pelo museu como formas de engajamento em atividades científicas.
Durante a formação, os docentes receberam subsídios teóricos e metodológicos sobre práticas experimentais, métodos científicos e estratégias de ensino investigativo, que serão aplicados nas atividades com os estudantes ao longo do ano.
A culminância desse trabalho acontece no segundo semestre, quando os alunos e professores apresentam os projetos desenvolvidos durante o ano em uma mostra científica realizada na Unicamp. O evento ocorre simultaneamente ao MUPA, tradicional ação de divulgação científica da universidade, que reúne museus, unidades de ensino e extensão, e atividades abertas ao público.
Essa articulação entre formação docente, educação científica e divulgação do conhecimento reforça o compromisso da Unicamp e da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura com a valorização do saber produzido nas escolas públicas e com o fortalecimento do vínculo entre universidade pública e sociedade.