Texto: Ana Ornelas | Revisão: Felipe dos Santos | Fotos: Luana Paschoalini e Pedro Mishima
Entre os dias 13 e 27 de junho, acontece a “Mostra Cênica de Inverno 2025” da Unicamp. Realizada pelo Departamento de Artes Cênicas, o evento reúne os processos criativos desenvolvidos por estudantes do curso ao longo do semestre. Com entrada gratuita, as apresentações acontecem nas salas AC03 e AC04 do Instituto de Artes (IA) da universidade. A retirada de ingressos deve ser feita uma hora antes dos espetáculos.
Mais do que uma mostra de espetáculos, o evento representa um momento-chave na formação acadêmica dos alunos e mobiliza todo o departamento. “Os projetos apresentados são resultados dos Projetos Integrados de Criação Cênica, que envolvem professores de diferentes áreas, laboratórios técnicos, apoio da pós-graduação e colaboração entre as turmas. É o eixo estruturante do nosso curso.”, explicou a professora Alice Possani, organizadora da mostra e docente do IA.

Realizada semestralmente desde 2010, a “Mostra” tem caráter pedagógico e promove a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e cultura. Cada criação cênica é desenvolvida ao longo do semestre por turmas do terceiro e do quarto ano, com participação também dos alunos das primeiras etapas do curso, que atuam nas equipes técnicas e de produção e na bilheteria.
Para garantir o acesso de diferentes públicos, a edição de 2025 conta com o apoio da Diretoria de Cultura (DCult), vinculada à Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) da Unicamp, que colaborou com a contratação de intérpretes de Libras.
O evento também fortalece os vínculos entre universidade e cidade, por meio de apresentações externas e parcerias com casas de cultura, escolas e centros de saúde mental. Em edições anteriores, os processos criativos se estenderam para espaços públicos, como o Museu da Imagem e do Som de Campinas, a Estação Cultura e o SESI, promovendo residências artísticas, oficinas e trocas formativas com diversos públicos. “É um momento em que tudo se conecta: a prática artística, a formação acadêmica, o envolvimento com a cidade e a diversidade de olhares. É uma extensão profundamente integrada ao ensino.”, destacou Alice.
Programação
À Prova de Fogo
Data: 13 e 14 de junho
Horário: 14h30 e 19h30 (13/06) | 16h e 20h (14/06)
Local: Sala AC04
Sinopse: Em 1968, estudantes ocupam a FFLCH-USP em luta contra a ditadura militar. Conflitos políticos e interpessoais marcam a resistência.
Rizophoria
Data: 17 e 18 de junho
Horário: 14h30 e 19h30
Local: Sala AC03
Sinopse: Uma experiência que abre as portas para o acolhimento e o cuidado, propondo um espaço sensível ao outro.
Lapso
Data: 24, 25, 26 e 27 de junho
Horário: 15h e 19h30
Local: Salas AC03 e AC04
Sinopse: Um mergulho nos labirintos da memória coletiva e individual, a partir de diferentes perspectivas.
Para obter o catálogo virtual da “Mostra”, acesse o link.