Jornada Universitária pela Reforma Agrária acontece nos dias 29, 30 e 31 na Unicamp

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, ocorrerá a Jornada Universitária pela Reforma Agrária (Jura) da Unicamp, no campus de Barão Geraldo, em Campinas (SP). O evento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em parceria com docentes e discentes da Universidade e conta com o apoio da Reitoria e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), assim como da Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp).

A jornada celebra, em 2023, dez anos de uma parceria firmada entre movimentos sociais e várias universidades públicas e busca ampliar nessas universidades o diálogo e a reflexão sobre o papel delas, junto às organizações populares, na luta pela reforma agrária e pela terra.

O primeiro dia do evento, uma terça-feira, oferecerá atividades a partir das 14h30, começando com um plantio simbólico de mudas de árvores na Praça do Ciclo Básico. E, das 17h30 às 21h, ocorrerá um ato político e cultural no Teatro de Arena, também no Ciclo Básico, com a presença de João Pedro Stédile, do MST, Regina Lúcia dos Santos, do Movimento Negro Unificado (MNU), e Silvia Adoue, da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além disso, haverá a apresentação de dois grupos de música popular: o Baque Mulher, um grupo de maracatu, e a Uatafaia, grupo de reggae roots e forreggae.

No segundo dia, quarta-feira, teremos uma mesa intitulada “O papel da engenharia na luta pela Reforma Agrária”, às 9h, no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW). No período do almoço e da tarde, serão apresentados, no vão do Pavilhão Básico (PB), projetos de extensão realizados atualmente como parte de uma parceria firmada pela Unicamp e pelo MST da Regional Campinas. À noite, haverá um sarau no Armazém do Campo e Livres – Espaço Agroecológico (Rua Agostinho Pattaro, 145 – Barão Geraldo).

No último dia, serão realizadas uma mesa sobre educação pela manhã, com o tema: “A atualidade da educação do campo e a Reforma Agrária”, às 9h, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE) – Rua Bertrand Russell, 801 – e a mesa “A atualidade da Reforma Agrária no Brasil e na América Latina”, às 15h, no Auditório Marielle Franco, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) – Rua Cora Coralina, 100.

Pela noite, encerrando a Jura, será apresentada a peça de teatro O chão de dentro é minha terra, de autoria da Cia. Los Puercos, às 20h, no auditório da Adunicamp – Avenida Érico Veríssimo, 1479.

Produtos do MST e de artesanato indígena ficarão expostos nos espaços do evento. Também haverá militantes da regional do MST em todos os espaços.

PROGRAMAÇÃO

 

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br