FÓRUM PERMANENTE: Entre o passado e o futuro: a arte atual e a reelaboração da memória (05/11)

Obra: Daiara Tukano, Pamuri Yukese

O campo da arte é hoje um campo em disputa, no qual se confrontam diferentes formas de compreensão do passado, propondo-se novas formas de elaboração de memória que sejam capazes de responder às demandas sociais do presente.

No Brasil, as marcas da colonização, da escravização e de regimes autoritários prolongam-se nas representações do passado, nas constituições dos acervos e nas hierarquias de valores do campo artístico.

Nos últimos anos, artistas, curadores, museólogos e lideranças sociais têm afrontado essa questão e elaborado novas estratégias de apresentação da arte, subvertendo as representações do passado e abrindo o campo para que possamos imaginar novas formas de musealização e constituição de memória nas artes visuais.

Esse encontro tem como intuito aproximar a universidade dos debates desenvolvidos fora da academia — notadamente em museus e exposições de arte contemporânea —, reconhecendo a importância dos povos originários e das matrizes afro-brasileiras nesse processo de reelaboração.

Novas concepções de brasilidade ganham relevância particular, rompendo com formas tradicionais de representação da identidade e enfrentando as contradições que marcaram a construção da nação.

Mas reelaborar o passado implica também reelaborar os processos de sua preservação. Daí emerge a questão: como constituir um novo processo de musealização e memorização para o futuro?

Local: Centro de Convenções da Unicamp

Data: 05 de novembro de 2025

Evento gratuito

Inscrição: https://extecult.proec.unicamp.br/evento/62/inscrito/novo

Órgão envolvido : Museu de Artes Visuais da Unicamp (MAV)

Organização: Prof. Dr. Gabriel Ferreira Zacarias | Museu de Artes Visuais/Unicamp

Programação

9h — Abertura

9h30 — Mesa 1

  • Daiara Tukano (on-line) — Membro do Conselho Nacional de Cultura | CNPC/MINC, representando os Povos Indígenas
  • Gustavo Caboco (on-line) — Artista Visual Indígena do povo Wapichana
  • Moderação: Prof. Dr. Guilherme Stecca Marcom | Museu Exploratório de Ciências / Unicamp

10h30 — Intervalo

10h45 — Mesa 2

  • Vera Nunes — Membro do Comitê Curatorial do Museu Afro Brasil
  • Thiago de Paula Souza — Cocurador da 36ª Bienal de São Paulo
  • Moderação: Prof. Dr. Rafael Augusto Urano de Carvalho Frajndlich | FECFAU / Unicamp

12h — Almoço

14h — Mesa 3

  • Ana Pato — Diretora Técnica do Memorial da Resistência de São Paulo
  • Marcelo Campos — Curador-Chefe do Museu de Arte do Rio | MAR
  • Paulo Miyada — Diretor Artístico do Instituto Tomie Ohtake São Paulo
  • Moderação: Prof. Dr. Gabriel Ferreira Zacarias | Museu de Artes Visuais/Unicamp

15h30 – 15h45 — Intervalo

16h – 18h — Visitação à exposição “Nada como um dia depois de outro”
Museu de Arte Contemporânea de Campinas | MAAC — transporte não incluso

Convidados

Daiara Tukano

Artista, curadora, professora e ativista. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Brasilia. Foi Professora Visitante na Unicamp. Conta com obras nos acervos da Pinacoteca de São Paulo; Museu de Arte de São Paulo – MASP; Memorial dos Povos Indígenas – DF; Museo delle Civilità, Roma, Itália; Mauritshuis Museum – Haia, Holanda. Foi curadora da exposição Nhe’ê Porã: memória e transformação, sobre línguas indígenas para o Museu da Língua Portuguesa, SP. É atualmente Membro do Conselho Nacional de Cultura CNPC/MINC mandato 2022-2025 representando os Povos Indígenas.

daiaratukano@gmail.com

Gustavo Caboco

Artista, do povo Wapichana, sua produção artística se desdobra nas áreas das artes visuais, cinema e literatura. Na obra de Caboco encontramos dispositivos para reflexão sobre os deslocamentos dos corpos indígenas, os processos de (re) territorialização e a produção da memória. Parte importante de suas proposições acontecem em espaços educativos, como escolas, universidades, centros culturais,
comunidades indígenas e quilombolas. Desenvolve pesquisa autônoma em acervos e arquivos museológicos como forma de contraposição às narrativas hegemônicas da colonialidade.

gustavo@caboco.tv

Vera Nunes

Curadora, produtora cultural e gestora de projetos. Especialista em Gestão de Projetos para Comunicação e Cultura na América Latina pela USP, MBA em ESG (Environmental, Social & Governance) pela Saint Paul e formada em Eventos Culturais e Impacto Social, construiu uma trajetória de mais de 28 anos dedicada à cultura. Fundadora da Gentilização, empresa que há 15 anos transforma o cenário urbano com curadorias e projetos de arte pública, com obras de arte em grandes proporções, já realizou mais de 120 murais com foco na arte negra, indígenas e insurgente.

gentilizacao@gmail.com

Thiago de Paula Souza

Formado em Ciências Sociais pela Unesp. Foi curador da 38a Panorama de Arte Brasileira em 2024 e membro da equipe curatorial da 10a Bienal de Berlin. Segundo a Enciclopédia do Itaú Cultural “faz parte de uma geração de curadores e pensadores negros que expandem as ideias e as práticas artísticas e curatoriais existentes no meio artístico brasileiro. ”

thiago.paulasouza@gmail.com

Ana Pato

Doutora pela FAU-USP, é Diretora técnica do Memorial da Resistência de São Paulo. Foi curadora das exposições 20o Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil (2017) e curadora-chefe da 3a Bienal da Bahia (2014).

pato.ana@gmail.com

Marcelo Campos

É curador-chefe do Museu de Arte do Rio (MAR), diretor do Departamento Cultural da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e membro dos conselhos do Museu do Paço Imperial e do Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea. Desde 2004 curou diversas exposições como À Nordeste (SESC 24 de Maio, 2019); O Rio do Samba (Museu de Arte do Rio, 2018); Orixás (Casa França Brasil, 2016) e Bispo do Rosário, um Canto, Dois Sertões (Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, 2015).

campos.marcelo@gmail.com

Paulo Miyada

Mestre em Arquitetura pela FAU-USP, é Diretor Artístico do Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), e curador adjunto do Centre Pompidou (Paris). Foi curador adjunto da 34a Bienal de São Paulo. Entre as mostras que curou, destacam-se: Ensaio para o Museu das Origens (2023), Histórias Afro-Atlânticas (2019) e AI5 50 anos: Ainda Não Terminou de Acabar (2018), cujo catálogo foi vencedor do Prêmio Jabuti.

pmiyada@yahoo.com

Faça a sua inscrição: https://extecult.proec.unicamp.br/evento/62/inscrito/novo

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