A exposição arte imprópria toma como ponto de partida as formas de reapropriação na arte para colocar em questão a noção mesma de propriedade, dentro e fora da arte.
Pensamos uma arte imprópria, pois sem propriedade, isto é, sem característica que lhe seja única, que lhe faça exclusiva ou excludente. Arte imprópria também por saber que a propriedade privada, que rege o ordenamento mercantil da vida, é um roubo. A arte reage, toma, refaz, subverte, ressignifica. Mas não talvez para “apropriar”, constituir nova propriedade, e sim para “impropriar”, desfazer a propriedade.
Tendo por referencial histórico a noção situacionista de “desvio”, a mostra interroga formas de subversão política através da ressemantização de objetos do cotidiano. Coloca também em primeiro plano a arte como criação coletiva, que suspende os preceitos tradicionais de autoria e individualidade e que vai além dos espaços institucionais da arte. Interroga, por fim, a impropriedade do território, de suas fronteiras e signos.
Oficinas e intervenções foram realizadas especialmente para esta exposição, com a participação de JAMAC, Jarbas Lopes, Dora Longo Bahia e Depois do Fim da Arte. Outros artistas colaboradores integram a mostra, ao lado de obras pertencentes ao acervo do Museu de Artes Visuais da Unicamp.
Detalhes da Exposição
Período: 9 de outubro a 20 de novembro de 2024
Evento de abertura: 9 de outubro de 2024, às 12h
Local: Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho”, Universidade Estadual de Campinas
Artistas participantes
Alan Oju, Andy Medina, Bernardo Caro, Bruno Moreschi, Daniel Lima, Dante Velloni, Depois do Fim da Arte, Dora Longo Bahia, Fayga Ostrower, Felipe Rezende, Fernando de Tacca, Geraldo de Barros, Giselle Beiguelman, Guga Ferraz, Helô Sanvoy, JAMAC, Jarbas Lopes, Kauê Garcia, Macaparana (José de Souza Oliveira Filho), Miguel von Dangel, Moara Tupinambá, Sérgio Adriano H, Tomie Ohtake.
Curadoria: Gabriel Ferreira Zacarias
Curadoria-adjunta: Amanda Nascimento Miranda e Laura Manganote
Realização
Museu de Artes Visuais (MAV-Unicamp)
Diretor: Prof. Dr. Gabriel Ferreira Zacarias
Assistente técnica: Betânia Gonçalves de Carvalho
Bolsistas MAV (SAE BAS): Carlemberg Junior Cruz Vieira, Murilo A. de Paiva, Nayra Pisaneschi Santos, Rita De Cassia Lima Chagas, Thayna Vitoria Tinarelli, Thiago Vieira, Tiago Silveira Carvalho, Vitor Alves Dos Santos, Arthur Henrique Mafort Pniewski e Adriano Da Silva Melgueiro.
Apoio
Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura – Unicamp
Pró-Reitor: Prof. Dr. Fernando Antônio Santos Coelho
Para mais informações, acesse o site do evento: www.mav.unicamp.br
Não perca essa oportunidade de refletir sobre arte, propriedade e subversão!