Estudante da Unicamp é atleta destaque em saltos ornamentais no cenário internacional

Texto: Ana Santino | Revisão: Felipe dos Santos | Fotos: Arquivo Pessoal

“O esporte foi o que me moldou como pessoa, me ensinou a ter foco, resistência, coragem e pensar sempre adiante, além de me abrir portas que eu jamais imaginaria no âmbito profissional e pessoal”. É o que afirma João Margiotto, atleta de saltos ornamentais de currículo extenso, representante da Confederação Brasileira e destaque nas três edições da JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), nas quais representou a Unicamp.

Estudante de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, sua história no esporte começou muito cedo. Já aos quatro anos, Margiotto entrou na ginástica e, a partir daí, passou a se aventurar por diversos esportes, como futebol, basquete e xadrez. “Aos nove anos, meu técnico de ginástica recomendou que eu fizesse um teste para saltos ornamentais, e foi aí que entrei de fato nos saltos”, ele conta. 

João Margiotto e Caio Dalmaso no Campeonato Sul-Americano de Cáli (Colômbia).

Desde então, João não parou. Ainda adolescente foi campeão brasileiro e vice-campeão sul-americano de Esportes Aquáticos duas vezes representando a confederação brasileira nos saltos ornamentais. Em 2024, ganhou o Troféu Brasil de Saltos Ornamentais e foi Vice-campeão brasileiro na plataforma e Troféu Eficiência de melhor atleta masculino na competição. Agora competindo na categoria adulta, foi para o seu terceiro campeonato sul-americano, ao qual saiu com uma medalha de ouro e de bronze. No ano de 2023, também participou  dos Jogos Mundiais Universitários na China, onde também foi finalista, e agora em julho de 2025 vai para o seu segundo Jogos Mundiais Universitários que acontecerá na Alemanha.

João Margiotto competindo nas primeiras etapas do JUBS 2025.

Ele relata que no início foi um grande desafio conciliar a faculdade com o esporte, pois, nos primeiros anos, a grade de seu curso era muito extensa, o que dificultava sua participação integral no treino. Apesar da dificuldade do começo, o atleta diz que a universidade lhe deu muitas oportunidades no esporte: “Eu competi em 3 campeonatos brasileiros universitários representando a Unicamp e fui campeão nessas três vezes. E estou indo para o meu segundo Jogos Mundiais Universitários. Essas são experiências únicas, as quais, sem a universidade, eu não teria”.

“É uma honra poder representar a Unicamp, que tem me apoiado a ir às competições, pois, infelizmente, hoje muitos atletas brasileiros têm de parar suas carreiras para fazer uma graduação. Daí vemos a importância do incentivo de uma diretoria de esportes na universidade para conciliar essas duas áreas que podem, sim, ser complementares”, ele reitera. 

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br