No dia 4 de julho de 2025, a Ecobrinquedoteca, recebeu 60 profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia para uma manhã de vivências educativas e lúdicas. O encontro, realizado das 8h às 12h, teve como foco a exploração pedagógica de jogos construídos com materiais recicláveis, proporcionando aos participantes uma imersão prática nas possibilidades da educação através do brincar. Essa atividade contou com a parceria do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp e de seus estagiários.
Durante a atividade, os educadores puderam conhecer e experimentar jogos de tabuleiro e dinâmicas desenvolvidas a partir de objetos reutilizados, refletindo sobre sua aplicação em sala de aula com crianças, jovens e até mesmo adultos. A vivência foi conduzida pela Ecobrinquedoteca e estagiários do Museu, como Flora Scotton Arruda, estudante de licenciatura, que compartilhou seu relato sobre a experiência:
“A experiência dentro da EcoBrinquedoteca tem sido bastante enriquecedora. Como estudante de licenciatura, senti que o espaço proporcionou novos pensamentos e formas de olhar para a educação, tanto pela idade com a qual elas trabalham quanto pela abordagem através dos jogos. Estou acostumada a lidar e pensar no ensino mais voltado para adolescentes, que é a fase que estuda física. Porém, na EcoBrinquedoteca, tive a experiência de pensar o ensino de matemática mais basilar, tanto para crianças quanto para idosos. Enquanto professora, considero isso extremamente edificante, além do projeto, como um todo, nos estimular a olhar para o que consideramos como lixo e conseguir enxergar algo a mais — um jogo, uma peça, um dado ou até um brinquedo inteiro.”
Flora também destacou a troca de papéis vivenciada durante o evento:
“A experiência com os professores de Hortolândia foi interessante pela troca de papéis, sair do papel de quem está aprendendo os jogos para ir pro papel de ensinar. Além, é claro, do contato com as pessoas que trabalham na área de educação, entender a realidade do ensino brasileiro, as aplicabilidades na realidade das nossas escolas e o futuro da educação brasileira. Foi uma experiência muito interessante e engrandecedora.”
O evento reafirma o compromisso do Museu Exploratório de Ciências, órgão da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp, com a formação continuada de educadores, a valorização de práticas sustentáveis e a criação de espaços de aprendizagem intergeracionais.
A parceria com a Ecobrinquedoteca reforça o potencial transformador do brincar, promovendo uma educação mais inclusiva, sensível e inovadora. Para mais informações sobre a Ecobrinquedoteca e futuras vivências, entre em contato via e-mail:
Acompanhe as redes sociais:
https://www.instagram.com/ecobrinquedoteca/

