DCULT promove seminário sobre biopolítica, estudos de gênero e disidências sexuais nas artes latino-americanas

A Diretoria de Cultura, em parceria com o PAGU-Unicamp, será palco de um importante debate sobre a representação das disidências sexuais nas artes visuais e audiovisuais da América Latina. O evento, intitulado “Seminário de Pós-graduação ‘Disidencias sexuales y biopolítica en los lenguajes estéticos latinoamericanos’”, será ministrado pela pesquisadora Agustina G. Wetzel (PhD Estudos de Gênero/IIGHI/NEDIM/CONICET) e acontecerá em duas semanas, totalizando 18 horas de atividades. O evento integra as ações do EDITAL ProEEC 01/2024 – Programa de Bolsas a Pesquisadores e Artistas Residentes, realizado em convênio entre a Unicamp e o Banco Santander.

O seminário propõe uma abordagem teórico-prática, unindo conceitos de biopolítica, estudos de gênero e cultura visual. A biopolítica, noção que ganha relevância com o avanço da ultradireita global, será explorada para analisar como as artes desafiam a gestão desigual das condições de vida e a cis-heteronormatividade. Paralelamente, os estudos de gênero trarão à tona as visões de diversos autores sobre as representações das disidências sexuais na produção artística latino-americana.

A atividade é gratuita e aberta ao público.

Estrutura do Seminário

A primeira parte do curso, com foco teórico, examinará como filmes e obras de arte apresentam as disidências sexuais e funcionam como formas de resistência e subversão. Uma videografia, que inclui filmes como “Joven y Alocada” (Chile, 2012) e “Três Tigres Tristes” (Brasil, 2022), será analisada em profundidade, explorando temas como a representação de lésbicas, a visibilidade de homossexuais e o lugar das travestis no cinema.

Na segunda parte, a abordagem se tornará mais prática. O foco será em estéticas e arquivos culturais das disidências sexuais nas artes visuais argentinas. A Dra. Wetzel e convidados do AteliêTRANSmoras irão estimular os participantes a criar obras críticas e criativas em diferentes formatos, como fanzines, colagens e desenhos.

O seminário é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação em Artes Visuais, Audiovisuais, Multimídia e Ciências Sociais da UNICAMP, mas também está aberto à comunidade externa, incluindo artistas ligados ao AteliêTRANSmoras. A participação não exige conhecimentos técnicos prévios sobre artes audiovisuais, apenas interesse nos temas propostos.

Detalhes do Evento

  • Ministrado por: Agustina G. Wetzel (PhD Estudos de Gênero/IIGHI/NEDIM/CONICET).
  • Datas: De 20 a 22 de agosto e de 26 a 28 de agosto.
  • Total de Horas: 18 horas de curso.
  • Horário: das 14h às 17h
  • Local: Biblioteca Beth Lobo – Prédio dos Centros e Núcleos do IFCH Unicamp
  • Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação da UNICAMP e comunidade externa interessada.

Mais informações: agustinawtzl@gmail.com

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br