“O Duo Marjô Mariano e Laurie Oliveira realizarão Oficina de Criação Musical em parceria com o Projeto Guri e a DCult – UNICAMP. Uma oficina para jovens músicos que tenham interesse em criar suas próprias obras e arranjos, exercitando sua criatividade e complementando ainda mais sua formação musical no Projeto Guri.
O Duo @marjo.piano (piano) e @laurieolivep (violão), são musicistas da cena da música instrumental com formação em progresso pela UNICAMP. Apresentaram seu show no 7º Festival de Música de Paranaguá-PR, onde também conquistaram primeiro lugar na categoria Música Instrumental com uma das músicas; e também se apresentaram na X Mostra Jazz Campinas, onde convidaram Léa Freire e Caroline Calê para dividir o palco.
Com seu projeto mais recente “Entre o Céu e o Solo”, com apoio da DCult-UNICAMP, o Duo inova o repertório e explora as possibilidades sonoras para a formação.”
- 24/02 às 15h no Polo Guri Vinhedo @polo_vinhedo
Rua Monteiro de Barros, 101 – Centro, Vinhedo/SP - 25/02 às 15h30 no Polo Guri Campinas @polo_campinas
Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo, Campinas/SPFotografia: @fernandaferreirafotos
Objetivo:
Promover uma oficina cujo o objetivo é oferecer uma experiência de criação musical a partir do estímulo da criatividade e composições coletivas, além de orientação e troca de experiência em relação a carreiras dentro da música.
Sobre as oficinas:
As musicistas e educadoras Marjô e Laurie propõem uma oficina que trabalha a percepção musical e a criatividade dos ouvintes. Ao trabalhar conceitos como harmonia, melodia e ritmo, o objetivo é criar uma composição coletiva a partir da contribuição dos participantes.
Serão realizados exercícios de escuta e performance a fim de explorar as possibilidades sonoras do grupo. Pesquisadora de arranjos e composições coletivas de música instrumental brasileira, Marjô aplicará os mesmos métodos que identificou na música instrumental de Hermeto Pascoal, que também aplica em seu duo com a violinista Laurie em seu trabalho artístico. Metodologia baseada na premissa de que “tudo é som”, os ouvintes combinarão sua intuitividade e criatividade ao conhecimento formal de música.
Este projeto foi contemplado no Edital Dcult de Arte e Cultura 2024/2025. Para mais informações, acesse: Link