O Instituto Pavão Cultural, em parceria com a DCult/Proeec/Unicamp, inaugura no próximo dia 1º de novembro a Exposição Temática Benê, O Flautista, uma imersão na “época de ouro” da música brasileira com múltiplas atividades que vão até 5 de dezembro. A mostra faz parte dos premiados projetos Músicos sem Fronteiras e Será o Benedito, unindo arte, história e música em uma celebração ao legado de Benedito Lacerda.
Programação da Mostra Multimídia
O evento contará com uma exposição de 57 caricaturas e ilustrações criadas por Paulo Flores, representando grandes nomes da música brasileira em um tributo a Benedito. As obras incluem biografias detalhadas de músicos, letristas e intérpretes que fizeram história.
Além disso, será exibido um documentário com 60 minutos de duração, mostrando uma linha do tempo de eventos históricos que marcaram a vida e a obra do artista, incluindo gravações originais e cenas históricas de Benedito ao lado de Pixinguinha e o Pessoal da Velha Guarda.
Oficina e Roda de Choro
No dia 5 de dezembro, o encerramento da mostra será marcado por uma roda de choro e samba com músicos locais, sob a liderança de Paulo Flores e convidados especiais. A oficina abordará o choro, convidando o público a vivenciar o repertório de Benedito e seus parceiros, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim.
Local: Instituto Pavão Cultural, Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária.
Datas: De 1º de novembro a 5 de dezembro, de quarta a sábado, das 15h às 19h (exposição) e das 16h às 18h (documentário).
Encerramento: 5 de dezembro às 19h.
Para quem deseja uma imersão no rico universo da música brasileira, a Exposição Temática Benê, O Flautista promete uma experiência única e gratuita, unindo memória cultural e vivência artística.