CIS-Guanabara recebe aula aberta de caixa do Divino

Texto: Ana Ornelas | Revisão: Felipe dos Santos | Foto: Divulgação

No próximo dia 30 de março (domingo), das 15h às 17h, o Espaço Cultural CIS-Guanabara, da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), será palco de uma aula aberta dedicada à cultura popular brasileira. O evento, gratuito e com vagas limitadas, oferece uma imersão nas práticas de toques e cantos da caixa do Divino, um tambor pequeno e tocado por meio de baquetas tradicionalmente utilizado na Festa do Divino do Maranhão e presente em diversas manifestações culturais. As caixeiras, como são conhecidas as mulheres que tocam o instrumento, participam de celebrações sagradas (quando há uma devoção) e profanas (carimbó, ciranda, coco, etc.) durante o ano todo. Para se inscrever, acesse o link.

A atividade será conduzida pela professora e mestra Cristina Bueno, que fornecerá as caixas para os participantes utilizarem durante a experiência. O objetivo é proporcionar um primeiro contato com as tradições. “O instrumento, que veio de Portugal, é considerado sagrado e presente tanto no catolicismo popular como nos terreiros afrobrasileiros”, contou a caixeira. 

Aqueles que se identificarem com a prática poderão se matricular no curso de iniciação, aprofundando seus conhecimentos por meio das vivências promovidas pelo Coletivo Caixeiras das Nascentes. “Apesar de ser majoritariamente voltado para mulheres, qualquer um pode participar. Existe um valor simbólico para o primeiro ano, mas, caso a pessoa queira permanecer no grupo e se tornar uma Caixeira das Nascentes, não há custos”, explicou a mestra. Para pessoas negras, indígenas e de baixa renda, existe uma cota de gratuidade. 

 

Sobre o Coletivo Caixeiras das Nascentes

O Coletivo Caixeiras das Nascentes, criado em 2009, é um grupo de percussão formado por mulheres em Campinas que busca reinterpretar manifestações populares através da prática e difusão da arte das caixas do Divino. 

A professora e Mestra Cristina Bueno, idealizadora e fundadora, é uma artista com vasta experiência em percussão e cultura popular brasileira. Sua trajetória inclui formação em Artes Cênicas pela Unicamp e uma pós-graduação em Música Popular Brasileira. Cristina é reconhecida por seu trabalho na difusão das tradições das caixeiras do Divino e na promoção de vivências coletivas que valorizam o saber popular. 

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br