Texto: Ana Ornelas | Revisão: Felipe dos Santos | Foto: Divulgação
No dia 12 de abril, às 17h30, o Espaço Cultura CIS-Guanabara, da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), será palco de um evento que celebra a cultura Ballroom, o Gamb Rave KIKI BALL. O movimento, que teve início nos Estados Unidos na década de 1960, proporciona espaços seguros e de expressão para pessoas pretas, latinas e LGBTQIAP+ que enfrentam a marginalização social. As balls, eventos centrais da cena, são marcadas por performances, competições e senso de comunidade.
A cultura Ballroom chegou ao Brasil por volta de 2012 e se estabeleceu em Campinas a partir de 2017, com a criação da primeira house na cidade. Atualmente, Campinas conta com sete houses, além de diversos membros independentes que enriquecem a cena local. O Gamb Rave KIKI BALL surge como mais uma oportunidade para fortalecer essa cultura e ampliar seu alcance para toda a sociedade. A ProEEC já publicou uma matéria sobre outro grupo, a Casa de Babilônia, contando um pouco da sua história e do seu conceito.
O evento, seguindo as dinâmicas de outras atividades realizadas em parceria com o CIS-Guanabara, homenageará os coletivos Rep Gambiarra (@rep.gambiarra) e Coletivo 019 (@coletivo019), que desempenham papéis fundamentais no fomento à cultura Ballroom e no desenvolvimento de atividades voltadas à comunidade local. A programação contará com cinco categorias: Face, Runway, Megão × Joga Raba, Fashion Kila e Vogue Ota, sendo três delas estéticas e duas dançadas. Todas as categorias terão premiação, incentivando a participação e o talento dos competidores. Com um conceito inspirado no universo de raves, clubs e festas de república, o evento investirá em elementos visuais e sonoros imersivos, garantindo uma atmosfera única.