Ciclo de Cinema traz territórios portugueses para a tela da Casa do Lago

Texto: Gabriela Villen e Ana Ornelas | Revisão: Felipe Dos Santos | Imagem: Divulgação

Negritude, vidas suburbanas e tradições foram os temas elencados pela curadoria do Ciclo de Cinema “Territórios, Brasil e Portugal”, que começa na próxima quinta-feira (13), no Espaço Cultural Casa do Lago, da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC). Assinada por Gilberto Sobrinho, da Unicamp, e José Paulo Santos, da Universidade do Porto, a iniciativa busca promover um diálogo visual e narrativo entre os dois países. 

“No caso do Ciclo portugês, que será exibido no Brasil,  como modo de acessar algumas narrativas interiores portuguesas, apresenta-se, principalmente, documentários que inspecionam a regionalidade e a relação do artista e as memórias traumáticas que misturam emoções e afetos de diferentes pessoas. No caso do Brasil, serão apresentados ficções e documentários que vasculham os diferentes espaços, narrativas e extensões, como o filme “Branco sai, Preto fica” que será exibido, por exemplo”, contou o curador Sobrinho. 

Segundo José Paulo Santos, para os espectadores é uma ótima oportunidade para assistir filmes que fogem do cinema comercial. “São filmes que habitualmente não estão nos circuitos de cinema, estão em circuitos mais alternativos de festivais de cinema, e eu acho que isto é uma excelente oportunidade para o público assistir ao cinema que também é feito em Portugal, não um cinema comercial, um cinema alternativo, um cinema de autor. Isto representa uma iniciativa cultural e académica de grande relevância, que pode unir duas instituições e pode unir também Portugal e o Brasil mais uma vez”, comentou. 

De acordo com Cláudio Ferreira, diretor-adjunto da Diretoria de Cultura (DCult) da ProEEC, que organiza o evento na Unicamp, o Ciclo é fruto do diálogo estabelecido entre o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, e a vice-reitora de Cultura da Universidade do Porto, Fátima Vieira, que esteve na Unicamp em abril de 2024.

“Essa parceria veio da reunião da ProEEC em Portugal, em 2023. São vários projetos que estão sendo construídos, pensando no que temos aqui na Unicamp e lá na Universidade do Porto”, explicou. Na ocasião, os pró-reitores de Extensão e Cultura da USP, Unesp e Unicamp, Marli Quadros, Raul Guimarães e Fernando Coelho, visitaram instituições de ensino superior em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, com objetivo promover a colaboração entre as instituições nas áreas de cultura e extensão, permitindo trocas de conhecimentos e experiências.

A mostra acontece simultaneamente nas duas universidades, até dia 15 de maio, sendo na Casa do Lago, sempre às quintas-feiras, às 12 horas. Confira a programação completa.

Leia também

Programa Prescrição Cultural é primeira ação conjunta da Proec-Unicamp com a Universidade do Porto

Pró-reitores de Extensão e Cultura de USP, Unesp e Unicamp vistam universidades portuguesas

 

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br