Texto: Maria Luiza Robles Arias | Fotos: Dário Mendes | Revisão: Felipe dos Santos
No último dia 13 (quarta-feira), os Fóruns Permanentes da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) discutiram o tema “Bioeconomia, Bioenergia e Bioprodutos” e tiveram como um de seus focos estreitar os laços entre UNICAMP, USP e UNESP e gestores públicos, empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
O evento foi uma oportunidade de mostrar o potencial de inovação que a parceria com universidades pode proporcionar ao campo relacionado a bioproduto, bioenergia e bioeconomia de maneira geral. No que tange a essa perspectiva, a UNICAMP aparece como destaque, sendo um dos principais pólos de inovação do Brasil. Por essa razão, o fórum configura-se como um momento especial para que ela demonstre seus diferenciais no campo dos bioprodutos não só para a comunidade interna, mas também para a externa.
Ao longo da programação, foram discutidos assuntos diversos relacionados ao tema principal, como “As linhas estratégicas para a nova economia brasileira” e “A nova indústria Brasil, com ênfase na missão de bioeconomia”. O evento também contou com um workshop de apoio ao jovem empreendedor e aos gestores públicos regionais.
Os Fóruns Permanentes, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), visam a promover a aproximação entre o pensamento acadêmico e a sociedade. Tais encontros são disponibilizados, na íntegra, no YouTube: www.youtube.com/c/FórunsPermanentes.