Texto: Bruna Garcia Lopes | Revisão: Felipe dos Santos I Reportagem: Gabriela Villen I Imagens e edição: Rafael Fonseca
Na sexta-feira, dia 27 de setembro, a Banda Sinfônica da Unicamp realizou uma emocionante apresentação no Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas, como parte das festividades do “Mês Carlos Gomes”, em homenagem a um dos maiores nomes da música erudita brasileira. O público teve a oportunidade de presenciar uma apresentação única, que contou com obras do maestro homenageado e duas estreias mundiais: “Za Glavo” de Tiago ‘Djape’ Pallone e “Fantasia Brasileira Atemporal para duas Trompas e Banda Sinfônica” de Jackson Lúcio.
“Não tenho palavras para agradecer. A parceria com a ProEEC é forte, e temos tudo para crescer ainda mais, extrapolar fronteiras e voar cada vez mais alto”, comentou o maestro Fernando Hehl, coordenador da Escola Livre de Música.
O maestro destacou a grandiosidade do concerto, ressaltando que a apresentação foi um marco para a Banda Sinfônica da Unicamp, sendo a primeira vez que o grupo se apresentou no Teatro Castro Mendes e também no tradicional “Mês Carlos Gomes”. Ele compartilhou, ainda, a dificuldade de descrever a emoção que sentiu ao vivenciar esse momento, reconhecendo a importância histórica da ocasião tanto para a banda quanto para a Escola Livre de Música.
Para Hehl, a dedicação dos músicos e o esforço coletivo foram decisivos para que a apresentação se concretizasse. “É uma mistura de sentimentos, com tantas ‘primeiras vezes’. Tivemos peças estreadas nesse concerto, junto com as obras de Carlos Gomes, e o teatro estava cheio. Tudo isso enche o coração de felicidade e orgulho”, complementou o maestro.
A apresentação no “Mês Carlos Gomes” foi um marco importante para a Banda Sinfônica da Unicamp, que agora busca expandir seus horizontes. Hehl destacou que o projeto já cumpriu dois grandes objetivos: consolidar-se dentro do campus da universidade e começar a se apresentar para a cidade. “A próxima meta é extrapolar as fronteiras de Campinas e alçar voos maiores”, afirmou ele, expressando seu desejo de que a banda continue crescendo e levando sua música para além dos limites da cidade.