54º FORPROEX debate no terceiro dia, comunicação, avaliação e inserção curricular da extensão

Nesta quinta-feira (28), o penúltimo dia do 54º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (Forproex) foi marcado por importantes discussões sobre os seguintes temas da extensão universitária: Comunicação, Avaliação e Inserção Curricular da Extensão. Os debates foram iniciados na tarde do dia anterior e concluídos na manhã desta quinta-feira no espaço de diálogo, no qual representantes de cada grupo apresentaram suas reflexões e suas propostas na mesa.

O grupo de Comunicação destacou a relevância dos Grupos de Trabalho (GTs) para cada edital de extensão: “Nesse grupo de trabalho especificamente,  a gente trouxe práticas e experiências, para  trocarmos entre as instituições sobre como a gente pode dar mais visibilidade, como levamos nossas ações para fora dos muros das instituições, para que as pessoas possam conhecer o trabalho da extensão”, disse um dos representantes desse primeiro grupo Prof Chico Brinatti, professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A proposta é que esses GTs atuem como ferramentas essenciais para dar continuidade às ações e aumentar a visibilidade da extensão, tanto dentro das instituições quanto em âmbito governamental. A ideia central é reforçar a importância estratégica da extensão para a sociedade e sua integração com as políticas públicas.

O grupo de Avaliação abordou os principais desafios na mensuração das atividades extensionistas e propôs estratégias para superá-los. Entre as sugestões, estão o desenvolvimento de materiais específicos para coleta e monitoramento de dados, a criação de sistemas e ferramentas que mapeiem o impacto social das iniciativas de extensão, além da padronização e da instrumentalização dos processos para garantir qualidade e eficácia. “Precisamos organizar e coletar os dados de forma estruturada, para construir indicadores robustos que nos permitam dialogar em diferentes espaços, dando à extensão a visibilidade e a valorização que ela merece”, destacou a professora Mônica Oliveira, pró-reitora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

O terceiro grupo, responsável pela Inserção Curricular da Extensão, discutiu a necessidade de financiamento e suporte institucional para acompanhar a implementação dessa política em níveis nacional, regional e local. “Nós trouxemos dois eixos como propostas: as que o fórum consiga dar um encaminhamento e outras que são para as instituições. Enquanto Fórum, a gente precisa dialogar com o Conselho Nacional de Educação e repensar uma meta para o plano nacional da educação sobre essa inserção curricular da extensão”, disse professora Ceça Reis, pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

“No 54º Fórum, a gente teve uma mudança de estratégia. Nós estamos buscando as particularidades para construir coletivamente e deixar como marcador a necessidade dessa articulação das diferentes instituições através do Fórum” comentou ainda a professora Mônica Oliveira. O evento segue promovendo um espaço rico para diálogos, trocas de experiências e construção conjunta de estratégias que fortalecem a extensão universitária no Brasil. A expectativa é que os resultados desse fórum contribuam para avanços significativos na área.

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