54ª Encontro Nacional do Forproex na Unicamp chega ao fim

Texto: Maria Luiza Robles Arias | Fotos: José Irani | Revisão: Felipe dos Santos 

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) se encerrou na manhã do dia 29 (sexta-feira) após quatro dias de trabalhos. O 54ª Encontro Nacional do Forproex foi organizado pela Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp e contou com a participação de pró-reitores de todas as regiões do país. 

Neste último encontro, os participantes realizaram um balanço geral das discussões que se deram ao longo dos dias do evento e redigiram, em conjunto, a carta final do fórum. “O balanço final do evento é muito positivo porque a gente teve a oportunidade de discutir os inúmeros assuntos relacionados à extensão, sobretudo a interação que o forproex pode e vem estabelecendo com muita eficiência com os órgãos regulamentares”, comentou o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Fernando Coelho. 

Hélder Eterno, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em sua fala, destacou alguns pontos relevantes discutidos ao longo dos dias e reforçou a importância de se trabalhar sobre essas questões. “E por quê? Porque muita gente pensa que somos a porção filantrópica da universidade ou que nós fazemos o desenvolvimento social. E nós não fazemos isso. A extensão é fruto de um processo complexo de formação inserido em contextos reais e em contextos que, a partir dessa interação com a própria instituição, possa valorizar diferentes conhecimentos e possa produzir transformação social”, afirmou. 

Para além das demandas estabelecidas pelos participantes a partir das discussões, como a possibilidade de atividades extensionistas no período noturno e  a criação de um mestrado integrado à extensão, o Fórum também se tornou um marco na história, pois ficou decidido pela mudança da sua natureza jurídica. “O fórum passa a ser uma associação com CNPJ e, a partir do momento que ele é uma associação sem fins lucrativos, ela pode, por exemplo, receber recursos das universidades para pagamento de anuidade e coisas desse tipo. Isso vai permitir que o fórum tenha recursos não só para ser organizado do ponto de vista administrativo, mas também para poder melhor organizar os eventos e as ações que precisam ser feitas. E eu tenho a impressão que isso vai em direção de fortalecer ainda mais o Forproex”, explicou Coelho. 

A decisão, unânime entre os presentes, é um avanço, à medida que o Fórum, como relembrou Hélder, configura-se atualmente como um “agrupamento de pró-reitores que discutem sobre coisas”.  Segundo Lana Nascimento, presidenta do Forproex, a mudança irá ampliar os horizontes extensionistas. “Essa transformação vai nos dar mais envergadura para fortalecer nossas ações”, reforçou.

O que fica depois de quatro dias de discussões são vários encaminhamentos para o Fórum e as instituições que o compõem. “De maneira geral, o evento mostrou claramente que a extensão vem avançando e estabelecendo um patamar que a faz aumentar ainda mais as suas áreas de abrangência”, declarou Coelho. 

As discussões foram gravadas e, para conferi-las na íntegra, basta acessar: https://www.youtube.com/@proeec_unicamp. Você pode ler também sobre os outros dias no evento no site da ProEEC. Abaixo, confira a carta oficial do evento: 

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br