Texto: Ana Ornelas | Foto: Divulgação
Nos dias 19 e 20 de julho, das 8h às 17h, o Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU) vai sediar o 1º Seminário Estadual de Karate – Kata Bunkai. O encontro reúne praticantes dos estilos Shotokan e Okinawa Shorin-ryu com o objetivo de trocar experiências e aprofundar o conhecimento técnico. Durante o seminário, os participantes vão estudar o Kata Bunkai, que é a aplicação prática dos movimentos tradicionais do Karate.
No Karate, kata, que significa “forma” ou “modelo” em japonês, é uma sequência de movimentos coreografados que representam ataques e defesas. Já bunkai quer dizer “análise” ou “desmontar”, e se refere a entender como esses movimentos podem ser usados na prática, em situações reais de defesa pessoal. Assim, o seminário terá uma breve abertura teórica, com explicações iniciais para contextualizar o tema, mas será majoritariamente prático, focado em exercícios, demonstrações e aplicação dos movimentos no tatame.

O evento será conduzido por Fabio Augusto Pucineli, doutor e mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP de Rio Claro, faixa preta 6º Dan em Karate (Okinawa Shōrin-ryū), e por Tiago Oviedo Frosi, doutorando em Educação Física na Unicamp, faixa preta 4º Dan em Karate e atual treinador da equipe de Karate da Unicamp (Shotōkan JKS).
Para o professor Tiago Frosi, o encontro é uma oportunidade de aprofundar um conhecimento muitas vezes esquecido. “Hoje, muita gente treina exaustivamente as formas, mas não sabe como usá-las na luta. O seminário vai ser uma oportunidade para estudar o uso prático das sequências em combate, resgatando um princípio fundamental do Karate.”

Voltado a praticantes de Karate de diferentes academias, o evento é aberto ao público da modalidade. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo formulário: clique aqui para se inscrever.