Mostra Cênica de Verão apresenta seis espetáculos e lançamento de livro na Unicamp

Texto: Ana Ornelas | Fotos: Divulgação

O Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) Unicamp realiza, entre os dias 6 e 27 de novembro, a Mostra Cênica de Verão 2025, evento que apresenta os experimentos cênicos desenvolvidos ao longo do semestre pelos estudantes do curso. As apresentações são gratuitas e acontecem em diferentes espaços da universidade e da cidade, incluindo o CIS-Guanabara, em parceria com a Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC).

Nesta edição, o público poderá acompanhar seis espetáculos criados por alunos do 3º e 4º ano, sendo que os formandos apresentam seus Projetos Integrados de Criação Cênica (PICC). As montagens incluem “Atenas: Mutucas, Boi e Body”, “Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu”, “Se Meus Olhos Brincassem de Rio”, “MΛ́QЦIПΛ”, “À Margem – Aquilo que Não Havia, Acontecia” e “Incógnito”, que exploram diferentes linguagens e temáticas desenvolvidas pelos estudantes ao longo do semestre. Além das apresentações, a programação inclui o lançamento do livro “Teatro Experimental do Negro: histórias, críticas e outros dramas”, de Guilherme Diniz, que acontece no dia 6 de novembro, às 14h, no auditório da Biblioteca Central da Unicamp.

Divulgação do espetáculo “À Margem – Aquilo que Não Havia, Acontecia”.

A professora e coordenadora do evento, Alice Possani, destaca a pluralidade das produções apresentadas nesta edição, que refletem a diversidade de vozes e olhares dos futuros artistas. “Os trabalhos dos concluintes são muito variados, cada um com sua própria linguagem e identidade. É possível perceber o surgimento de novas vozes e modos de criação que já anunciam o olhar desses jovens artistas sobre o teatro e o mundo”, afirmou.

Realizada semestralmente desde 2010, a Mostra Cênica tem caráter pedagógico e formativo, funcionando como um espaço de experimentação e reflexão sobre o fazer teatral. Segundo Alice, o evento é um momento em que os estudantes compartilham com o público os resultados parciais das disciplinas e suas investigações artísticas. “A Mostra propõe um espaço de troca entre a universidade e a cidade. É um convite para o público acompanhar os processos criativos e as temáticas que emergem das pesquisas dos alunos”, explicou.

Além de apresentar resultados de disciplinas e projetos finais, a Mostra reafirma a arte como campo de encontro, movimento e transformação, ideia presente na carta da Comissão de Graduação do IA no catálogo desta edição. 

Mais informações sobre a programação completa, sinopses dos espetáculos e locais de apresentação estão disponíveis neste link.

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br