Texto: Ana Ornelas | Revisão: Felipe dos Santos | Fotos: Arquivos LAU
Nos dias 12 e 13 de abril, o Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU) receberá as fases seletivas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), organizadas pela Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). As competições de basquete, futsal, vôlei e handebol envolverão algumas das universidades mais influentes do interior de São Paulo, como UFSCAR, Unesp, PUC-Campinas e Unicamp. Os vencedores de cada modalidade enfrentarão as equipes da capital (Mackenzie, USP, Unip e UNISANTOS) para definir quem representará São Paulo no JUBÃO, a etapa nacional, com maior número de modalidades, que, este ano, acontecerá em Natal-RN.
O JUBs conta com apoio da Diretoria de Esporte da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), que financia o transporte e a filiação dos atletas. Os esportes nas competições são divididos em quatro categorias: o JUBs Campo inclui modalidades como futebol masculino e futebol society feminino; o JUBs Praia reúne esportes praticados na areia, dos quais a Unicamp não participa; o JUBÃO é a competição mais ampla, incluindo e-sports e categoria acadêmica, voltada à divulgação científica; já o JUBs Atléticas ocorre apenas em São Paulo e envolve as atléticas dos cursos das universidades participantes.
|
|
|
Jocélio Oliveira, presidente da Liga das Atléticas da Unicamp (LAU), explica que não são apenas os times das atléticas que podem competir nos jogos. “A Unicamp oferece diversas modalidades esportivas, apesar de nem todas estarem disponíveis nas atléticas. Quem quiser disputar o JUBs pode treinar pela atlética ou em algum estabelecimento particular, desde que tenha vínculo ativo como estudante da universidade”, afirmou. Além disso, para aqueles interessados em esportes não oferecidos pela atlética de seu curso, há equipes vinculadas à LAU, abertas a alunos de diferentes faculdades. Oliveira recomenda que calouros e demais interessados acompanhem as páginas da LAU e das atléticas no Instagram para obter informações sobre cada modalidade.
Na edição de 2024 do JUBs, a Unicamp ficou na 81ª posição em um ranking com mais de 400 universidades brasileiras e levou 10 atletas para a fase nacional. Para este ano, a expectativa é aumentar tanto a delegação quanto a participação em diferentes esportes. Segundo Oliveira, uma novidade será a inclusão do futebol de campo feminino na LAU. “Há muito interesse por parte das mulheres, e estamos nos organizando para viabilizar essa modalidade. No momento, a maior dificuldade tem sido encontrar um horário que atenda à maioria das atletas”, explicou.
|
|
|
Por fim, a realização dos jogos no campus da Unicamp também fortalece o engajamento esportivo entre os estudantes, incentivando novas adesões às atléticas e ampliando o alcance das competições universitárias, como defende o presidente da LAU.



