Texto: Fernando José Barbosa | Reportagem e fotos: José Irani
Nesta última quarta-feira (23), Teatro de Arena da Unicamp foi palco de um debate cuja finalidade foi discutir a preservação e a revitalização das línguas indígenas, intitulado “Vozes Ancestrais”. O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos de Línguas Indígenas (GELI), pela União Plurinacional dos Estudantes Indígenas (UPEI) e pelo Instituto de Estudo da Linguagem (IEL), vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH).
Os debates tiveram início às 8h30 e prosseguiram até as 18h30, trazendo ao público temas como: “Desafios e Estratégias para a Preservação das Línguas Indígenas” e “Universidade, Línguas Indígenas e Tecnologias”. A discussão contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp (ProEEC).
Para os organizadores, o evento demonstra importância por compartilhar experiências e estratégias para a revitalização das línguas indígenas e sua preservação. Melvino Fontes Olímpio, coordenador do Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI/FOIRN) na Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), considera fundamental essa abertura da Unicamp para tais debates, que, segundo ele, pode ter alcance nacional. “É de muita alegria poder estar presente neste evento. Ficamos na expectativa que possamos sair daqui com resultados muito positivos, para o fortalecimento dos povos indígenas”, declarou ele.
Lilian Abram dos Santos, professora do Departamento de Linguística Aplicada, do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (IEL — Unicamp), considera que o evento se destaca em importância por ser idealizado e organizado pelos próprios estudantes indígenas, com apoio da direção do IEL. “O principal objetivo é problematizar o papel da universidade em relação aos programas relacionados aos povos indígenas, levando em conta que a Unicamp tem um compromisso de ações afirmativas de inclusão e permanência desses alunos” , afirmou a professora. A programação contou ainda com apresentações culturais do Grupo Guarani, de Jaraguá–SP.