Junte-se a nós para uma experiência única que combina gastronomia e literatura! Vamos explorar os textos de Carlos Drummond de Andrade e Monteiro Lobato enquanto preparamos e degustamos pratos típicos da cultura caipira.
DEVORANDO OS GRANDES CLÁSSICOS
É uma oficina gastronômico-literária em que um prato será ensinado enquanto obras importantes serão apresentadas e colocadas em debate, estimulando a reflexão.
- Data: 13 de setembro de 2024
- Horário: à partir das 12h
- Local: Espaço Cultural Casa do Lago, Unicamp – Avenida Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Campinas, SP.
SINOPSE
A comida aparece nos textos de Carlos Drummond de Andrade como um elemento multifacetado que pode simbolizar diferentes aspectos da vida, desde a memória e o afeto até a crítica social. Assim como sua Itabira dominada pela mineradora, a comida se transformou ao longo dos anos, ficando para trás os tempos de roça, de comida simples, de comida caipira – é somente uma memória, uma fotografia na parede, e como dói!
Traduz muito a relação do ser humano com a natureza esse mundo caipira evocado, a Paulistânia, cujo território abraçava, além de outros Estados, Minas Gerais e São Paulo – cuja capital, no início do século XX, aspirava à modernidade, sob influência do progresso europeu e americano. E, com isso, chegamos a um choque cultural inevitável: o caipira, sob o olhar do paulista, não valorizava seu lazer; era, na verdade, um bicho preguiçoso.
Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, é a grande materialização desse pensamento. A sua fama nacional modificou a visão do povo sobre o caipira. Para piorar, Monteiro Lobato era adepto ao racismo científico, o que fez com que fundamentasse seu olhar sobre o outro em uma pseudociência – o caipira era preguiçoso porque sofria do amarelão.
Essa ideia foi logo divulgada em uma peça publicitária do Laboratório Fontoura. Em 1924, foi lançada a Revista Jeca Tatu, voltada ao público infantil, com a história criada por Lobato e até com exercícios para as crianças.
Fato é que nos encontramos em um ponto de tensão máximo entre ser humano e natureza, e, sem dúvidas, a literatura de Drummond e Lobato pode alimentar esse debate.
OFICINA DE LINGUIÇA CAIPIRA
CARDÁPIO:
- Tutu de Feijão
- Couve Rasgada
- Linguiça Caipira
* Restrições alimentares devem ser informadas previamente;
** Como priorizamos o frescor e a qualidade dos insumos, o cardápio pode sofrer alterações sem aviso prévio.
Não perca essa oportunidade de aprender e devorar os grandes clássicos de uma maneira totalmente nova.
Para mais informações:
- Site do evento: https://eventos.galoa.com.br/paulistania-desvairada/page/4993-home
- Instagram: @paulistaniadesvairada
Confira o release do evento.