Casa dos Saberes Ancestrais realiza primeiro ritual de benzimento na Unicamp

Texto: Ana Ornelas | Fotos: Arquivo Pessoal

A Casa dos Saberes Ancestrais da Unicamp realiza, no dia 1º de novembro, o primeiro ritual cerimonial de benzimento do espaço, em um encontro que marca simbolicamente o início de um novo ciclo. O evento é gratuito, aberto ao público e integra o projeto contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos para Ocupação Indígena na Casa dos Saberes Ancestrais, promovido pela Diretoria de Cultura (DCult), da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC).

A cerimônia será conduzida pelo povo Yepá-Mahsã, também conhecido como povo Tukano, e representa um momento de consagração da Casa como espaço sagrado. De acordo com o estudante David Venancio, participante da organização, o ritual marca o reconhecimento da Casa como um ser vivo. “É um benzimento que simboliza o momento em que a Casa deixa de ser apenas uma estrutura física para se tornar um ser sagrado, com alma e coração”, explicou.

O benzimento será conduzido pelo xamã Bu’ú Kennedy Yepá-Mahsã e contará com a presença do cacique Álvaro Tukano, importante liderança indígena do povo Tukano e referência nacional na defesa dos direitos dos povos originários e na valorização dos saberes tradicionais. Juntos, eles realizarão a consagração das medicinas tradicionais, como o carpí (ayahuasca), em um gesto de conexão espiritual, cultural e simbólica com a natureza e o território.

Com início às 17h e encerramento previsto para meia-noite, a programação reúne apresentações artísticas, música, comidas tradicionais e práticas coletivas de grafismo. O evento começa com coffee break e segue com apresentações do Grupo Bayaroá, do Pussangar Teatro e do grupo Carricú, entre outros momentos de partilha e celebração. 

O ritual marca o reconhecimento da Casa como um ser vivo.

Aberto à comunidade universitária e à população em geral, o evento convida todos a participarem de uma vivência de encontro e respeito aos saberes ancestrais. Os organizadores recomendam que o público leve mantas ou toalhas para se acomodar durante o ritual, que será realizado ao ar livre e à noite, e que utilizem roupas quentes, em caso de queda de temperatura. A atividade contará com o serviço de vigilância do campus (SVC) e inscrições gratuitas podem ser feitas pelo formulário disponível neste link.

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br