Texto: Ana Ornelas | Fotos: André F. de Angelis
Mileva Maric foi uma física e matemática sérvia responsável por sua contribuição na Teoria da Relatividade. Sendo uma das poucas mulheres que estudaram no Instituto Politécnico de Zurique, uma das poucas universidades europeias que admitiam mulheres no século XIX, ela era a única mulher em sua turma e considerada uma aluna brilhante. Ah, e apenas como curiosidade: ela foi a primeira esposa de Albert Einstein.
Apesar de ter contribuído para sua área de pesquisa, sua história é pouco conhecida e muito negligenciada. É justamente para fortalecer esse debate e dar visibilidade às mulheres na ciência que a Unicamp apresenta o Fórum Permanente “Mulheres na Ciência e Tecnologia: Interdisciplinaridade e Impacto Global”, no dia 25 de setembro, na Faculdade de Tecnologia (FT), em Limeira. O evento contará com palestras de pesquisadoras da Unicamp e terá como destaque a presença da cientista Katalin Karikó, ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina em 2023, reconhecida mundialmente por suas pesquisas que possibilitaram o desenvolvimento das vacinas de RNA mensageiro contra a Covid-19.

Organizado pelos professores Yuri Alexandre Meyer e Roberta Regina Delboni, o evento integra as ações do projeto Embaixadoras da Ciência e Tecnologia (@embaixadoras.unicamp) “Essa iniciativa nasceu antes mesmo de eu entrar na Unicamp e hoje é composta por mim e mais sete docentes mulheres da FT. A proposta cresceu tanto que no ano passado até abrimos uma disciplina eletiva com o mesmo nome”, contou Yuri.
Ele conta ainda que a motivação do projeto partiu de uma reflexão pessoal. “Sempre percebi o machismo presente, desde o ensino básico até o meio acadêmico universitário. Quando comecei a trabalhar com alunos de iniciação científica em escolas particulares, notei um despertar pela ciência e passei a refletir sobre qual seria o meu papel, como homem e professor, nesse contexto. O que eu poderia fazer para melhorar e promover mudanças?”
O fórum é voltado tanto para a comunidade interna da Unicamp quanto para a comunidade externa, com a participação de escolas da região e do Cursinho Popular Colmeias, reforçando a proposta de democratizar o acesso ao debate científico.
A programação se inicia às 9 horas, com a professora Isabella Tardin Cardoso do Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp que apresenta a palestra “A epistemologia da Filologia e o lugar das mulheres na história da ciência”, com mediação dos professores Yuri Alexandre Meyer e Roberta Regina Delboni.

Às 10h45, a discussão será sobre “Ciência ambiental e participação feminina: desafios e contribuições”, conduzida pela professora Simone Andréa Pozza da FT. Após o intervalo para almoço, a programação retorna às 14 horas com a palestra “Mulheres e nanotecnologia: avanços na física aplicada e inovação”, ministrada pela professora Fanny Beron do Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Unicamp.
O encerramento acontece às 16 horas com a palestra Breaking Through, apresentada de forma online por Katalin Karikó (University of Pennsylvania & BioNTech). Segundo Yuri, “a cientista recomendou que todos pudessem ler seu livro e pediu a doação de 100 exemplares para crianças carentes de Limeira. Esses livros estão sendo traduzidos pela PUC-Paraná e serão entregues assim que publicados”.
O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser feitas através do link.