Projeto Meses Coloridos: prevenção e conscientização

Texto: Thais Alves dos Santos | Revisão: Felipe dos Santos  | 

Conscientização, prevenção, educação e saúde são os temas centrais do Projeto Meses Coloridos, promovido pelo Hospital de Clínicas da Unicamp (HC), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC). O projeto é coordenado por Kátia Stancato, docente da Faculdade de Enfermagem (FenF) e conta com a participação de bolsistas de graduação e pós-graduação, além de parceiros de cada ambulatório do HC Unicamp. O objetivo é desenvolver, nos meses relacionados à prevenção da saúde, a conscientização de pacientes, familiares e comunidade acadêmica.

“Esse é um trabalho de prevenção e educação. Nós acreditamos muito que educar traz um potencial melhor do que o curar. Quando eu previno, eu consigo com isso trazer benefícios para toda minha população. Então, conscientização, prevenção, educação e saúde é o que a gente prega”, afirmou Elaine Cristina Candido, responsável pelo ambulatório de cirurgia do HC.

Para a coordenadora de enfermagem dos ambulatórios do HC, Camilla Fernanda Lorenzon, o hospital pode ser um lugar propício para a conscientização da população sobre diversos temas: “Nos ambulatórios a gente atende uma média de 2 mil pacientes por dias, então é bem movimentado. A gente acredita que esse momento em que os pacientes ficam nas salas de espera é bem rico para a gente desenvolver essas atividades de conscientização”, afirmou. 

Leticia Martin de Albuquerque de Moura, supervisora da enfermagem dos ambulatórios do HC, acredita que o projeto pode impactar inclusive o fluxo do Hospital: “Os pacientes estão aqui por conta das suas doenças, mas a prevenção pode influenciar o tratamento dentro dos ambulatórios e consequentemente impacta dentro do hospital. O paciente retorna menos ao pronto-socorro, e pode ser que ele tenha menor chance de internação”, refletiu.

O Projeto Meses Coloridos atuou na conscientização sobre a leucemia (Fevereiro Laranja), na prevenção do câncer de colo do útero (Março Lilás), no combate à hipertensão arterial (Abril Vermelho), na prevenção de traumas com foco especial na segurança no trânsito (Maio Amarelo), entre outras ações. Por sua vez, o mês de junho está sendo dedicado à promoção da doação de sangue. 

Leia também:

HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças

No Maio Amarelo, HC realiza ações de conscientização sobre acidentes de trânsito

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br