Palestra aborda o som como ferramenta de resistência política e ecológica na América Latina

A Diretoria de Cultura da Unicamp (DCult) convida para a palestra “O som como lugar de disputas: práticas de resistência no espaço sonoro”, que será realizada no dia 6 de maio de 2025 (terça-feira), às 10h, no Salão Polivalente do NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora). A atividade é gratuita e aberta ao público.

A palestra será ministrada por Pablo Daniel Ramos, professor e pesquisador da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), atualmente bolsista da Diretoria de Cultura da Unicamp. O evento integra as ações do EDITAL ProEEC 01/2024 – Programa de Bolsas a Pesquisadores e Artistas Residentes, realizado em convênio entre a Unicamp e o Banco Santander.

A pesquisa apresentada parte de uma abordagem interdisciplinar para investigar práticas de resistência em Córdoba (Argentina), analisando intervenções expressivas e processos de escuta que desafiam um regime sonoro dominante. O som é explorado como ferramenta crítica capaz de desestabilizar narrativas hegemônicas, reconfigurar territórios e resgatar identidades historicamente marginalizadas. A proposta destaca a escuta crítica como catalisadora de mudança social e justiça ecológica nos territórios da América Latina.

A atividade terá duração de 2 horas, sendo 1h30 de apresentação e 30 minutos de debate com o público.

 

Ficha técnica

Título: O som como lugar de disputas: práticas de resistência no espaço sonoro

Data: 6 de maio de 2025 (terça-feira)

Horário: 10h

Local: Salão Polivalente do NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – Unicamp)

Expositor: Pablo Daniel Ramos

Modalidade: Apresentação (1h30) + Debate (30 min)

Duração total: 2h

Entrada gratuita

Mais informações: pablo.ramos@unc.edu.ar

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br