O Programa UniversIDADE terá 252 oficinas no primeiro semestre para mais de 1.100 alunos

Texto: Fernando Barbosa | Revisão: Felipe dos Santos | Fotos: José Irani e Cristiane Kampf (comunicação FCA)| Colaborações: César Maia (comunicação FOP) e Pedro Sanches

A Unicamp recepcionou os alunos 50+ para as atividades de oficinas do primeiro semestre de 2025. A acolhida dos alunos aconteceu na sexta-feira (07) em Piracicaba e na segunda-feira (10) em Campinas e Limeira. O Programa UniversIDADE, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), abriga essas atividades, que vão movimentar 1.112 alunos em 252 oficinas e programas nos três campi. Na sexta-feira, o evento ocorreu no auditório da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e, na segunda-feira, a acolhida em Campinas foi feita na Casa do Lago e no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA – Limeira). Os alunos foram recebidos com palestras inaugurais e orientações das rotinas de oficinas e atividades do semestre.

Para o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Fernando Antônio dos Santos Coelho, essas atividades vêm consolidando, a cada ano, a política de expansão para outros campi e fazendo a universidade ser mais ampla, porém configurando-se uma só Unicamp, forte para os que coordenam, os monitores e os alunos. “É um programa maduro e extremamente importante para a universidade”, afirma Coelho. A coordenadora do Programa UniversIDADE, Alice Helena De Danielli, a “Leninha”, relembrou que o programa avança para sua segunda década de atuação e comemora o aumento do número de atividades propostas e de alunos inscritos nestes anos. “A expectativa é grande para mais um semestre de sucesso novamente para esse programa”, diz ela.

Na recepção de sexta-feira, o público foi acolhido no auditório da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). O aluno João Souza disse esperar que essas atividades venham a transformar sua rotina e vida. “A universidade tem como proposta promover interação entre jovens e idosos. O nosso círculo de amizade aumentou, com pessoas positivas. Há uma sinergia entre instrutores e alunos” aponta Souza. 

O aluno João Souza.
As alunas Nilza Maria Marcelino, Antonieta Laura e Maria Lucia Tavares Silva.
O aluno Fernando Antônio Calefi.

Em Limeira, os alunos que lotaram o auditório da FCA chegaram para seu segundo semestre de atividades, mesmo tempo de vida do programa em Piracicaba. A aluna Maria de Lourdes dos Santos disse que chegou ao Programa UniversIDADE em Limeira após ver postagens nas redes sociais e que essa convivência agregou muitas coisas a sua vida. “Que venha trazer conhecimentos gerais e preencher espaços em mim que ainda continuam vazias, no campo emocional de novas amizades”, afirma a aluna.

A turma recepcionada em Campinas lotou o auditório e demonstrou muita animação. A aluna Nilza Maria Marcelino se diz muito grata por estar chegando a mais um semestre de oficinas: “Essas atividades são complementos para ocuparmos nossa cabeça e não ficarmos sozinhas, interagir com outras pessoas”. Antonieta Laura declara que já está frequentando há 10 anos as atividades desse programa e que considera como um sucesso essa iniciativa. Maria Lucia Tavares Silva frequenta os cursos há 8 anos e considera que as oficinas propostas são espetaculares e ajudam muito esse público. O aluno Fernando Antônio Calefi disse que, a cada semestre, só aumenta sua expectativa. “Instrutores, colegas e espaços maravilhosos. Que mais poderia esperar?”, afirma ele.

Turma de Campinas.

O Programa UniversIDADE vive a expectativa de aprovação de proposta para revisão de sua certificação. Segundo a Leninha, com a expansão das atividades para os campi de Limeira e Piracicaba, há necessidade de se ajustar a equipe de Campinas, que ela considera minimamente reduzida, “para poderem efetivar a estrutura física e funcional nesses locais e os profissionais possam acompanhar de perto todo o processo do UniversIDADE que acontecem nas novas unidades”, explica ela. “A expansão foi realizada com sucesso, e há diversas atividades sendo oferecidas em Limeira e Piracicaba. Ocorre que todo esse processo foi realizado pela equipe de Campinas, que se desdobrou para fazer com que isso acontecesse da melhor forma possível, e hoje o Programa UniversIDADE em Limeira e Piracicaba já é uma realidade. E por isso é importante pensar na estrutura e na manutenção dessa iniciativa”, completa a coordenadora.

Criado em 2015, o Programa UniversIDADE oferece oficinas semestrais distribuídas em quatro campos de atuação: arte e cultura, esporte e lazer, saúde física e mental, sociocultural e empreendedorismo. As atividades de Campinas tiveram 179 opções de escolha que atingiram 944 inscritos. O campi de Limeira chega ao seu segundo ano com 48 atividades propostas e 112 inscritos; já Piracicaba, com 25 oficinas e 56 alunos. 

As inscrições para as oficinas são feitas sempre no início do semestre das atividades. Mais informações: https://www.proec.unicamp.br/programa-universidade/

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br