Texto: Ana Santino de Sá | Revisão: Felipe dos Santos | Fotografias: divulgação
O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, vinculado à Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), participa pela primeira vez do Ciência Aberta, evento realizado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com uma oficina de lançamento de foguetes. O encontro atrai centenas de pessoas todos os anos para atividades de divulgação científica.
“Nossa participação vem do interesse de inspirar nossos futuros cientistas e a comunidade a ter uma consciência científica”, afirmou o coordenador adjunto do Museu, Guilherme Oliveira Barbosa.

O Ciência Aberta é um evento gratuito, que tem como objetivo divulgar de maneira didática para a sociedade as pesquisas realizadas no CNPEM, e seus impactos no desenvolvimento de novas tecnologias. A sétima edição acontece neste fim de semana (30 e 31 de maio) e reúne mais de 90 atividades. Entre elas, a oficina oferecida pelo Museu da Unicamp, na qual os participantes constroem foguetes com materiais recicláveis e analisam os dados dos lançamentos, explorando conceitos da física.
O coordenador adjunto destaca que a participação é também uma oportunidade para divulgar o Grande Desafio, competição científica organizada pelo Museu que está com inscrições abertas para sua décima terceira edição. Com o tema “Como cooperativas constroem um mundo melhor”, o desafio deste ano propõe o desenvolvimento de uma máquina capaz de separar materiais recicláveis. “Alinhados com as questões das mudanças climáticas, o desenvolvimento tecnológico do CNPEM e a construção de um conhecimento científico voltado ao meio ambiente, propomos essa atividade”, reforçou.