No dia 13 de agosto aconteceu a aula inaugural do Curso Formação Ecobrinquedista, resultado da parceria entre a ONG Cultura Esperantista & Ecobrinquedoteca (CE&E) e o Museu Exploratório de Ciências (MEC), órgão da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp (ProEEC).
O curso, com duração de 16 horas, visa a capacitação de pessoas comprometidas com uma educação mais humana, criativa e sustentável, por meio da reutilização de materiais recicláveis na construção de brinquedos pedagógicos.
A abertura do evento destacou a história da Ecobrinquedoteca, a apresentação dos membros da equipe e a exposição de parte do acervo. Na sequência, a curiosidade e a disposição em brincar tomou conta dos participantes que experimentaram, na prática, vários tipos de jogos.
O coordenador associado do MEC, Guilherme Barbosa, ressaltou a importância da parceria. “Para nós é uma honra receber um curso alinhado com o propósito do Museu. A Ecobrinquedoteca é um projeto lúdico, sério, de altíssimo gabarito, alinhado com meio ambiente e profundamente imerso em diferentes seguimentos das Ciências. Esperamos que essa parceria se expanda cada vez mais tornando-a uma atividade permanente do Museu”.
Fátima Souza, da equipe Ecobrinquedoteca, expressou sua satisfação pelo ambiente do encontro inicial. “Ter no primeiro dia do curso a presença de pessoas interessadas em aprender sobre a EcoBrinquedoteca e jogar nossos jogos tornou a experiência muito enriquecedora”.
Da mesma forma, Magda Fischer, da Ecobrinquedoteca, comemorou o começo vibrante do curso. “Temos muita experiência ministrando cursos da Ecobrinquedoteca e observando o primeiro dia, pudemos constatar que o grupo está comprometido em aprender, mostrando muito interesse, não se importando nem com o tempo. Foi muito gratificante”.
O aluno André Wallace mostrou-se empolgado com o inicio dos trabalhos. “O primeiro dia foi interessante e envolvente, todos participaram, se divertiram, aprenderam e puderam conhecer um pouco dos mais diversos jogos da Ecobrinquedoteca.



