< Submenu ProEEC

Fundação Casa

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está implementando cursos preparatórios para vestibulinhos e vestibulares direcionados a adolescentes e jovens adultos que cumprem medidas socioeducativas de internação nos centros mantidos pela Fundação CASA na região. Essa iniciativa, formalizada por meio de um convênio assinado em outubro de 2023, envolve a participação do Ministério Público do Estado de São Paulo.

No âmbito desse convênio, a Unicamp assume a responsabilidade pela execução integral das atividades propostas, enquanto cabe ao Ministério Público acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento dessas ações. O programa, denominado Colmeia, teve início em 2022 e inicialmente atendeu a 39 adolescentes. Agora, está sendo expandido, oferecendo 250 vagas para os internos matriculados na 3ª série do ensino médio, ou aqueles que já concluíram, e estão sob a jurisdição da Divisão Regional Metropolitana de Campinas (DRMC).

As aulas serão ministradas remotamente, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, totalizando 29 horas de instrução por mês. Os cursos serão conduzidos por alunos em estágio final da graduação, mestrandos e doutorandos da Unicamp.

Essas iniciativas de inclusão, como a adoção de cotas raciais e o vestibular indígena, têm um potencial transformador significativo para o país. Josely Rimoli, coordenadora executiva do Programa Colmeia e responsável pelo convênio com a Fundação, destaca a importância de os adolescentes se afastarem de suas redes de conexão, ao mesmo tempo em que se conectam a uma rede que oferece oportunidades e perspectivas de futuro.