< Submenu ProEEC

Projeto coleção Jurema

Projeto do eixo cultural da DCult "Saberes Ancestrais"

A Jurema é uma árvore espinhosa e misteriosa, cujo encanto transcende inúmeras tradições indígenas e se entrelaça com práticas cristãs e rituais afro-brasileiros. Os produtos derivados de suas partes vegetais têm o poder de curar o corpo físico e abrir caminhos no corpo espiritual.

Esta palavra indígena permanece vibrante na língua portuguesa do Brasil, nomeando tanto corpos humanos quanto inumanos, materiais e espirituais, como é o caso da Cabocla Jurema. Ela também é utilizada para descrever a mata, a floresta em sua totalidade.

Além disso, a palavra “Jurema” é usada para designar uma tarefa árdua, trabalhosa ou extenuante. Ela ressalta o feminino como uma força persistente em meio à adversidade e ao abandono. Como uma árvore nativa da caatinga, a Jurema é um símbolo de resistência em um ambiente árido. Os Juremais são lugares sagrados, cuidadosamente mantidos e cultuados.

Ao nomear esta coleção de publicações de “JUREMA”, convocamos todos esses sentidos e forças ancestrais para estarem presentes junto com os textos publicados sob seu selo, enquanto também adicionamos uma perspectiva contemporânea, reconhecendo os direitos humanos como direitos ambientais.